SHELL ANUNCIA DESINVESTIMENTOS NA CHINA E FRANÇA
O baixo preço do barril de petróleo vem afetando projetos de diversas companhias ao redor do mundo. Alguns estão sendo postergados, outros cancelados e algumas petroleiras têm buscado vender ativos para refazer seu caixa. O mais recente caso é a Shell, que anunciou dois desinvestimentos da sua carteira de downstream.
Na França, a companhia anunciou a venda da Butagaz, subsidiária responsável pela venda de GLP no país, para a DCC Energy, em um negócio avaliado em €464 milhões. Todos os funcionários e atividades da Butagaz serão automaticamente absorvidos pela nova dona da empresa. A oferta de compra foi feita em maio deste ano e agora seguirá para aprovação das autoridades regulatórias e conselhos de ambas as companhias.
Outro anúncio foi feito pela Shell na mesma nota: a conclusão da venda de participação de 75% da companhia sobre a Tongyi Lubricants, na China, para o Huo’s Group e Carlyle Group. O negócio não teve seus valores divulgados e já foi aprovado pelos órgãos competentes.
A Shell afirmou que ambos os desinvestimentos estão alinhados à estratégia da companhia de buscar mercados e investimentos que tornam a anglo-holandesa mais competitiva. O mercado de GLP, por exemplo, não faz mais parte do horizonte da companhia, que pretende vender todos os ativos do segmento que possui pelo mundo.
Deixe seu comentário