SHELL ANUNCIA PROJETO DE ARMAZENAMENTO DE CARBONO EM UNIDADE DE AREIA BETUMINOSA NO CANADÁ
A Shell anunciou nesta quarta-feira (5) o prosseguimento do primeiro projeto de captura e armazenamento de carbono do Canadá. O projeto Quest, como é chamado, visa diminuir o impacto da extração de petróleo dos depósitos de areia betuminosa no estado de Alberta no Canadá. O processo, que extrai óleo ultrapesado, emite 12% mais gases poluentes em relação à extração em reservas convencionais.
O CEO da Shell, Peter Voser, afirmou que o projeto é importante para ajudar a solucionar o problema das mudanças climáticas e ao mesmo tempo alcançar as crescentes demandas energéticas globais. O projeto será conduzido em conjunto com a Athabasca Oil Sands Project, operadora da reserva, além da Chevron e Marathon Oil.
O projeto Quest irá entrar em funcionamento no final de 2015 e terá capacidade de armazenar até um milhão de toneladas de CO², que será bombeado para uma camada de rocha porosa a 2 mil metros de profundidade, onde será monitorado. De acordo com a Shell, o Quest irá reduzir as emissões de CO² das unidades de extração e refino do petróleo extraído em até 35% anualmente.
Deixe seu comentário