SHELL DESENVOLVE NOVA TECNOLOGIA PARA OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SUBMARINOS
Menores custos e maior eficiência na operação de equipamentos submarinos. São essas as promessas da Shell para uma nova tecnologia desenvolvida pela companhia, em parceria com a FMC, para utilização em tubulações e outras aplicações da indústria de óleo e gás. O projeto busca aprimorar o processo de soldagem arbitral e inspeções de qualidade por meio de raio-X, adaptando soluções de outros segmentos para o mercado de produtos offshore. Finalista do Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP, a invenção contou também com participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para o desenvolvimento de pesquisas e consultorias.
De acordo com os coordenadores do projeto, o novo método é apropriado para o acoplamento seguro das tubulações de instrumentos submarinos, e deve trazer grandes benefícios às empresas atuantes no setor. “O objetivo desta nova invenção foi desenvolver uma conexão de material de liga de memória que proporcione vantagens como o tempo de montagem, que é insignificante em comparação com a soldagem arbitral, pois requer apenas alguns minutos”, afirma o Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Shell, João Mariano (foto).
O novo projeto permite conectar tubulações de controle e injeção de químicos em equipamentos submarinos de maneira mais eficiente. A companhia já vem utilizando a tecnologia em alguns projetos para avaliar o real desempenho da invenção.
Deixe seu comentário