SHELL E CNOOC FECHAM PARCERIA PARA EXPLORAÇÃO OFFSHORE NA CHINA E NO GABÃO
A Shell fechou uma parceria com a estatal chinesa CNOOC para a exploração de óleo e gás no mundo. Foram dois acordos formados entre as duas companhias, sendo um para a exploração de óleo e gás na bacia Yinggehai, na China, e outro para explorar o litoral do Gabão, onde a chinesa vai adquirir participação de 25% em duas licenças da Shell.
No caso da exploração no mar chinês, a Shell vai começar com 100% dos ativos, desenvolvendo o mapeamento sísmico da região e cobrindo os custos com poços exploratórios, perfurados pela própria empresa anglo-holandesa. Quando as atividades passarem à fase de desenvolvimento da produção, a CNOOC passará a deter 51% de participação no negócio e a Shell ficará com os 49% restantes.
De acordo com o presidente da Shell na China, Lim Haw Kuang (foto), os novos projetos da Shell junto a empresas chinesas ilustram o desejo da companhia de trabalhar com os chineses, seja na própria China, ou em mercados internacionais.
A companhia anglo-holandesa, que há 10 anos não atua no mar da China, é uma das poucas empresas internacionais de petróleo a operar um campo de gás em terra chinesa, onde a PetroChina e Sinopec dominam a produção.
Deixe seu comentário