SHELL E TOTAL SE JUNTAM À STATOIL EM PROJETO DE CAPTURA DE CARBONO NA NORUEGA
As gigantes Shell e Total se uniram à norueguesa Statoil em um projeto de captura e armazenamento de carbono em grande escala na Noruega. A iniciativa visa capturar o CO2 de instalações terrestres no leste do país europeu. O gás seria então transportado de navio para uma planta receptora e, depois, seria enviado por dutos aos poços de injeção localizados ao leste do mega campo de Troll.
A Statoil será a líder do projeto que prevê, em sua primeira fase, atingir uma capacidade de armazenamento de cerca de 1,4 milhão de toneladas por ano de CO2. Shell e Total vão desembolsar recursos na iniciativa, além de disponibilizar funcionários e expertise, mas nenhum detalhe financeiro da parceira foi divulgado.
“A Statoil acredita que, sem captação e armazenamento de carbono, não é realista achar que o objetivo climático global definido no Acordo de Paris será atingido“, afirmou a vice-presidente das novas soluções energéticas da Statoil, Irene Rummelhoff. Já o presidente de gás, renováveis e energia da Total, Philippe Sauquet (foto), acrescentou que o objetivo deste primeiro projeto industrial integrado é desenvolver um modelo comercial de captura, utilização e armazenamento de carbono viável para ser reproduzido ao redor do mundo.
Realmente com a Statoil se juntando à Statoil os custos cairão pela metade !