faixa - nao remover

SHELL ENCERRA INVESTIMENTO BILIONÁRIO NO ÁRTICO APÓS DECEPÇÃO COM POTENCIAL DE RESERVAS

shellApós US$ 7 bilhões investidos em atividades de exploração, a Shell decidiu encerrar suas atividades no Ártico. A companhia encontrou reservas abaixo do esperado no Mar de Chukchi, na região do Alasca, e irá abandonar a missão exploratória que vinha recebendo forte oposição de ambientalistas. Com a decisão anunciada nesta semana, a empresa anglo-holandesa deverá ter custos de até US$ 4,1 bilhões para finalizar suas atividades na área.

O investimento arriscado não trouxe os frutos esperados pela petroleira, que encontrou quantidades pouco animadoras de óleo e gás a uma profundidade de 2.070 metros. Em comunicado, o presidente da Shell nos Estados Unidos, Marvin Odum (foto), afirma que o resultado é “claramente decepcionante para esta parte da bacia”. A perfuração vinha sendo realizada no poço Burger J, localizado a 240 km da cidade de Barrow.

Além dos altos custos no momento de crise do setor, o projeto vinha enfrentando a posição contrária por parte de ambientalistas, que criticavam a exploração devido aos grandes riscos envolvendo o ecossistema da região. Mesmo sob forte pressão, no entanto, o investimento da Shell recebeu aval do governo norte-americano em maio deste ano.

Com o encerramento das operações no Ártico, a companhia deve direcionar os equipamentos e embarcações a outras atividades para reduzir o impacto financeiro da medida. Ainda assim, a expectativa é de que a empresa apresente perdas bilionárias com o investimento, principalmente em meio às dificuldades hoje enfrentadas com o baixo preço do barril de petróleo no mercado internacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of