SHELL LANÇA MAIOR INSTALAÇÃO FLUTUANTE DO MUNDO AO MAR
A Shell lançou ao mar o casco da maior instalação flutuante já construída. Com 488 m extensão, o casco pertence à embarcação Prelude FLNG, primeira implantação da nova tecnologia da Shell para gás natural liquefeito, em construção no estaleiro da Samsung Heavy Industries, na Coréia do Sul. Segundo a Shell, a embarcação irá desbloquear novas fontes de energia offshore, produzindo 3,6 milhões de toneladas de GNL por ano.
Segundo Matthias Bichsel, diretor de projetos e tecnologia da Shell, “um projeto dessa complexidade aproveita o melhor da engenharia, do projeto, fabricação e cadeia de suprimentos de todo o mundo. “Chegar a esta fase de construção, considerando que o primeiro corte de aço foi há apenas um ano, é graças à equipe de especialistas que temos”, comentou.
A Prelude permitirá à Shell produzir gás natural no mar, transformá-lo em gás liquefeito e transferi-lo aos navios, que o levarão aos clientes. A unidade vai operar na Austrália Ocidental, por cerca de 25 anos, e pode suportar ciclones de categoria 5. A Shell é a operadora da Prelude FLNG em uma joint venture com a Inpex (17.5%), Kogas (10%) e Opic (5%).
Uma pergunta: caso tivéssemos uma instalação semelhante operando na bacia de Campos, de Santos ou em outra onde há presença de gás, precisaríamos nos aventurar no fraturamento ?