faixa - nao remover

SIEMENS E MITSUBISHI FAZEM PROPOSTA POR ATIVOS DE ENERGIA DA ALSTOM

Shunichi MiyanagaEsta sim é uma batalha de titãs. De um lado a General Electric, que já havia feito uma oferta de 12,4 bilhões de euros por 100% dos ativos de energia da Alstom, e do outro a Siemens em parceria com a Mitsubishi, que acabaram de fazer uma proposta conjunta por alguns dos ativos da gigante francesa.

No documento divulgado pelas duas empresas nesta segunda (16), elas afirmam ter oferecido 7 bilhões de euros por participações variadas nos ativos da Alstom. Seriam 3,9 bilhões de euros da Siemens, por 100% do negócio de turbinas a gás, enquanto a Mitsubishi pagaria 3,1 bilhões de euros por 40% da divisão nuclear, 20% da divisão hidrelétrica e 20% da Alstom Grid, por meio da criação de três joint ventures. Além disso, a Mitsubishi se propõe a adquirir 10% da Alstom, comprados da controladora Bouygues.

O presidente da Mitsubishi Heavy Industries, Shunichi Miyanaga (foto), lembrou que a empresa já formou uma parceria de sucesso com outra grande companhia francesa, a Areva, e disse que a colaboração com a Alstom poderia fazer nascer uma nova aliança Japão-França com grande expertise tecnológico.

A proposta chega em momento decisivo para os controladores da empresa, que têm até dia 23 para decidirem se aceitam a proposta feita anteriormente pela GE, cujo foco são todas as operações da empresa francesa na área de energia.

Na época em que a oferta foi anunciada, o governo francês veio a público para criticá-la, e anunciou que poderia vetar o negócio se não concordasse com os termos, já que a Alstom é uma das principais empresas empregadoras do país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of