SIEMENS ENERGY ENTREGA A PRIMEIRA TURBINA DA USINA TÉRMICA GNA II, NO PORTO DO AÇU | Petronotícias




faixa - nao remover

SIEMENS ENERGY ENTREGA A PRIMEIRA TURBINA DA USINA TÉRMICA GNA II, NO PORTO DO AÇU

TURBINAUm novo marco importante para as obras da usina termelétrica GNA II, localizada no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A Siemens Energy entregou a primeira das três turbinas a gás que, em ciclo combinado, irão compor a ilha de potência da usina de 1,7 GW de capacidade instalada. O equipamento é considerado um dos mais importantes da planta, que deve entrar em operação comercial no início de 2025.

Em fevereiro, a turbina partiu da fábrica da Siemens Energy em Berlim, na Alemanha, diretamente para o Terminal Multicargas – T-MULT, localizado no Porto do Açu, a cerca de três quilômetros do canteiro de obras da usina. O segundo equipamento deverá chegar ao Porto do Açu em maio. Cada turbina tem capacidade nominal de mais de 350 MW, pesando cerca de 310 toneladas, com 11,9 metros de comprimento e 5,3 metros de altura.

A chegada da primeira turbina da GNA II é um marco importantíssimo para nosso projeto. Estamos construindo um empreendimento estruturante, que gera, atualmente, mais de 2.700 empregos, desenvolvimento econômico e social para o Norte Fluminense, para o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil e, quando em operação, trará mais segurança e confiabilidade ao Sistema Elétrico Nacional”, disse o diretor de Operação e Implantação da Gás Natural Açu (GNA), Carlos Baldi.

A ilha de potência da usina abrangerá três turbinas a gás, uma turbina a vapor, quatro geradores e três caldeiras de recuperação de calor à vapor, além de outros sistemas. Segundo a GNA, os demais equipamentos da ilha de potência chegarão ao empreendimento até junho. A construção da usina GNA II está com 65% de avanço. Os trabalhos agora estão na fase de montagem eletromecânica e preparação das áreas para receber os equipamentos. No início de 2024 está previsto o início do período de comissionamento.

A GNA é uma joint venture entre a Prumo Logística, bp, Siemens e SPIC Brasil. Além do fornecimento de equipamentos da ilha de potência, a Siemens Energy também será a responsável pela prestação de serviços de longo prazo de operação e manutenção da usina.

Assista ao vídeo da chegada da turbina:

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of