SIEMENS ENERGY INICIOU NO CHILE A OPERAÇÃO DE PLANTA PRODUTORA DE COMBUSTÍVEIS NEUTROS
O ano de 2022 vai chegando ao fim com um importante marco para a Siemens Energy. A empresa anunciou hoje (20) o início de operação da planta Haru Oni, no sul do Chile, que utiliza energia eólica e água em escala industrial para fazer combustíveis neutros em carbono. A Siemens Energy foi a responsável pelo design da instalação e liderou o sistema de integração da planta piloto da HIF Global, em colaboração com a Porsche e outros parceiros envolvidos no projeto.
A unidade será capaz de combinar energia eólica, água e CO2 para produzir e-Methanol, além de gerar gasolina neutra em carbono a partir de eletricidade. O hidrogênio, a base para o processo de sintetização dos combustíveis, é produzido em um eletrolisador da Siemens Energy e a turbina eólica da planta é da Siemens Gamesa.
Segundo a Siemens Energy, a produção dos primeiros e-Fuels (eletrocombustíveis ou combustíveis sintéticos) é um passo adiante essencial na descarbonização do setor de transportes, especialmente em segmentos que são difíceis ou impossíveis de eletrificar, caso do transporte marinho, da aviação ou mesmo dos carros a combustão interna ainda em uso.
Apesar do início de produção na unidade, as obras no local ainda estão em andamento. A ideia é que a conclusão do projeto aconteça em março de 2023. A expectativa é que a planta produza 130 mil litros de combustível sintético por ano ainda em 2023. Após a fase piloto, o primeiro escalonamento tornará o projeto no Chile capaz de produzir 55 milhões de litros por ano até a metade da década e, cerca de dois anos depois disso, a projeção de capacidade é de 550 milhões de litros por ano.
“O projeto Haru Oni visa demonstrar que os e-Fuels podem ser trazidos para o mercado em amplas quantidades e a preços competitivos. Cria a fundação para trazer energia verde para áreas que ainda estão pesadamente dependentes dos combustíveis fósseis. Essa é uma chave para alcançar os objetivos climáticos do setor de transportes”, declarou Anne-Laure de Chammard, Membro do Conselho Administrativo da Siemens Energy.
Deixe seu comentário