faixa - nao remover

SIEMENS FECHA CONTRATO PARA FORNECER SUBESTAÇÕES MODULARIZADAS À CEMIG

siemensUm conceito que já ganhou muita força na indústria de óleo e gás brasileira agora começa a conquistar espaço no setor elétrico nacional. Trata-se da modularização, muito utilizada na construção de FPSOs para a Petrobrás, e que é uma das características de um novo contrato da Siemens com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A empresa alemã vai fornecer cinco subestações compactas – Pompéu II, Prata II, Coqueiral, Rio Espera e Francisco Sá –, feitas em módulos, para a estatal mineira, com o objetivo de ampliar a capacidade de suprimento do sistema elétrico do estado. O valor do acordo não foi revelado.

De acordo com a Siemens, a encomenda trata de subestações compactas integradas, montadas sobre um skid, o que é um pedido inédito para empresa no Brasil até o momento.

Os projetos serão voltados a tensões de até 145 kV, podendo ser aplicados em 138 kV ou 69 kV, e envolvem diversas soluções da Siemens, como disjuntores de alta tensão com chave seccionadora integrada, transformador, painéis de proteção e controle, serviços auxiliares e telecomunicações.

“O uso do skid tem inúmeras vantagens, quando comparado com as subestações tradicionais: tempo de instalação significativamente menor (já sai montados da fábrica), mais compacto, pode ser realocado para diferentes plantas de acordo com a demanda e consequentemente pode ser utilizado estrategicamente como backup, aumentando a confiabilidade da rede”, explicou a empresa em nota.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of