faixa - nao remover

SIEMENS FORNECE TURBINAS A VAPOR PARA FÁBRICA DE CELULOSE DA KLABIN NO PARANÁ

Turbina a vaporA Klabin está desenvolvendo uma nova planta de celulose no município de Ortigueira, no Paraná. O empreendimento será capaz de produzir 1,1 milhão toneladas por ano de celulose de fibra curta e 400 mil toneladas por ano de celulose de fibra longa e terá como diferencial sua autossufiência na geração de energia elétrica. Para isso, a Siemens foi contratada e irá fornecer duas turbinas e dois geradores.

Os equipamentos tem capacidade total de de 384 MW de geração de energia e são as maiores turbinas a vapor já produzidas para a indústria de celulose e papel no mundo. As turbinas foram desenvolvidas na Alemanha enquanto s sistemas auxiliares desenvolvidos especialmente para o projeto, como os painéis elétricos e as unidades hidráulicas de lubrificação, foram fabricados no Complexo Industrial da Siemens em Jundiaí, São Paulo.

“Temos atuado como consultores em projetos como este da Klabin, para a qual fornecemos tecnologias de ponta com soluções eficientes e com melhor custo-benefício para nossos clientes. É um grande marco para a Siemens fabricar as maiores turbinas a vapor do mundo para a indústria de celulose e papel e poder agregar valor para a empresa”, disse a gerente de Vendas de Turbinas a Vapor da Siemens Brasil, Mara Mendonça Gonçalves.

A nova fábrica da Klabin consumirá apenas 120 MW dos 270 MW que serão produzidos. Os 150MW de energia excedente – suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes –, serão disponibilizados no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo o gerente de Projetos da Siemens Brasil, Valter Schlemm, o primeiro grande desafio encontrado neste projeto foi o transporte dos equipamentos que chegaram da Alemanha no Porto de Paranaguá, no estado do Paraná, e seguiram via terrestre para a planta localizada em Ortigueira. “A turbina de condensação tem peso aproximado de 265 toneladas e, a turbina de contrapressão, 250 toneladas”, lembrou o executivo. “Já os dois geradores totalizam 220 toneladas cada”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of