SIEMENS GAMESA DESENVOLVE PROJETO PARA PRODUZIR HIDROGÊNIO A PARTIR DE FONTE EÓLICA

Andreas NauenA Siemens Gamesa está desenvolvendo um projeto piloto para produzir hidrogênio verde diretamente do vento, em “modo ilha” e que também pode operar conectado à rede elétrica. O empreendimento fica na Dinamarca e deve ser inaugurado no próximo mês. A ideia é testar em campo a tecnologia para produção de hidrogênio diretamente da energia eólica.

O hidrogênio verde tem potencial para mudar o jogo na busca por descarbonizar a cadeia de fornecimento de energia e solucionar a crise climática. Nossas turbinas eólicas já estão realizando uma contribuição enorme neste esforço ao fornecer energia limpa à rede, mas, com o potencial de armazenamento de hidrogênio, nós podemos começar a lidar com outras importantes indústrias”, declarou o CEO da Siemens Gamesa, Andreas Nauen.

1=UTYlhTMxojci5SbvNmLzFWajlGdv52byRXZwBEbllmbhRmO0MTO3EDOyADNxozZlBnauc3bsJWOyETM4YjYkRDMhFWYkNDNzUmYllzNhFmZwQzNzImYGJTJzImYGJTJ2cTOyYkMlUTMwEzXtUTMt8VbvNmLyBXbtkmRyUiRyUSQzUycwRHdopTOA planta fica próxima à sede da Siemens Gamesa na Dinamarca, em Brande, região oeste do país. O empreendimento inclui uma turbina eólica Siemens Gamesa de 3 MW – propriedade da empresa parceira local, Uhre Windpower -, que produzirá eletricidade limpa para alimentar um eletrolisador de 400 kW. Esse é o equipamento responsável por dividir a água em oxigênio e hidrogênio. Depois, o hidrogênio é armazenado e posteriormente entregue aos clientes.

O projeto está perto de conseguir suas licenças finais. Os primeiros testes estão planejados para este mês. A Siemens Gamesa assinou um acordo com a empresa dinamarquesa Everfuel, que distribuirá o hidrogênio 100% verde produzido pela planta para postos de abastecimento em toda a Dinamarca. Em Copenhague, por exemplo, o combustível será usado para abastecer táxis.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of