SIEMENS LIGARÁ PROJETO EÓLICO MARÍTIMO NA EUROPA À REDE NO MAR DO NORTE
A Siemens irá prover a ligação do projeto eólico marítimo BorWin3 à rede no Mar do Norte, na Europa. Em parceria com a Petrofac, a empresa fornecerá a tecnologia completa para transmissão em corrente contínua e será responsável pela construção e pela instalação da plataforma marítima do projeto, que irá gerar energia para quase um milhão de domicílios alemães.
A ligação à rede, com capacidade de transmissão de 900 MW, é o quinto pedido recebido pela Siemens para conexão de parques eólicos marítimos no Mar do Norte, com previsão de início marcada para 2019. O CEO da divisão de Power Transmission do setor de Energy da Siemens, Jan Mrosik (foto), disse que a empresa pode contar com a vasta experiência que adquiriu em quatro projetos pioneiros executados anteriormente no Mar do Norte.
O consórcio foi escolhido pela TenneT, operadora alemã-holandesa de transmissão de energia elétrica. O fornecimento e a colocação dos cabos foram solicitados separadamente e não fazem parte do contrato, que inclui todos os equipamentos de alta tensão do sistema de acesso à rede, bem como a estação terrestre completa. Os conversores, que constituem uma parte essencial da instalação, devem transformar a corrente alternada em corrente contínua e, em seguida, fazer o inverso.
Além disso, a Siemens fornecerá dois transformadores de energia por estação, com capacidade de 670 MVA. Também integram o contrato de fornecimento equipamentos de alta tensão com isolamento a gás e a água para as subestações. A Siemens é responsável ainda pelas obras de construção da estação terrestre.
Deixe seu comentário