faixa - nao remover

SILVEIRA DEFENDE ENERGIA NUCLEAR PARA ATENDER DEMANDA DE DATA CENTERS E CONCLUSÃO DAS OBRAS DE ANGRA 3

Captura de tela 2024-10-11 182500O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a defender nesta sexta-feira (11) o uso da geração nuclear, apontando que a fonte será fundamental para atender a demanda futura de data centers, segmento que deve continuar crescendo no país nos próximos anos. As declarações aconteceram no Fórum Esfera Internacional em Roma.

Na minha visão, temos que concluir Angra 3 até porque o destino da energia com os data centers e com a inteligência artificial é a nuclear, que é firme. O Brasil detém a cadeia completa. Nós temos urânio em Caetité (BA), em Cristalino, em Santa Quitéria, no Paraná e em várias outras regiões do Brasil. Nós precisamos desenvolver essa energia”, disse o ministro. Dados do Ministério de Minas e Energia mostram que a evolução da carga prevista para os Data Centers terá um grande crescimento nos próximos anos, chegando a 2,5 GW até 2037, só considerando novos projetos nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará.

O ministro também ressaltou a importância da conclusão das obras de Angra 3. “Não é admissível que coloquemos ali uma placa de ‘museu de Angra 3’. Nós temos que concluir [a obra]. Eu acredito que devemos enfrentar os problemas de gestão e vamos fazer isso”, acrescentou. Silveira também defendeu a adoção de pequenos reatores nucleares (SMRs), apontando que essa tecnologia não demanda o uso da rede de transmissão e pode ser viável.

Conforme noticiamos, a tão aguardada decisão definitiva sobre a conclusão de Angra 3 está um pouco mais próxima de ser conhecida pelo país. O governo deve discutir o tema na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que já tem data marcada: 4 de dezembro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of