faixa - nao remover

SILVEIRA PREVÊ LEILÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SISTEMAS DE BATERIAS EM 2025 E DEFENDE A ENERGIA NUCLEAR

53990950443_eafe096089_cO governo federal deve realizar no próximo ano um leilão exclusivo para contratar sistemas de baterias de armazenagem de energia. A informação foi anunciada na manhã de hoje (12) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante evento organizado pela Enel, em São Paulo. Antes disso, o ministério deve lançar nos próximos dias uma consulta pública sobre os moldes do certame.

A finalidade do leilão de bateria é impulsionar a tecnologia de bateria no Brasil, é tentar trazer a Huawei e grandes outras produtoras de bateria, principalmente da China e outros países, para poder trazer tecnologia para o Brasil”, disse. O ministro acredita que, no médio prazo, as energias intermitentes vão ser melhor acondicionadas nas baterias e vão diminuir o custo da energia. “Mas o grande desafio é o planejamento. Nós não temos necessidade de ser açodados, para não onerar o consumidor”, completou.

Silveira também declarou que o Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP) será feito neste ano, mas ainda não há uma data para o certame. “Precisamos ver o quanto de demanda temos para poder publicar as fontes que vamos contratar para a geração de energia firme de térmicas existentes e de planejamento de térmicas novas. Porque quanto menos precisar, menos vai custar”, explicou o ministro. O LRCAP contrata usinas térmicas novas e existentes com o objetivo de assegurar o abastecimento do país.

Silveira defendeu ainda a importância da energia nuclear. O chefe do MME ressaltou que o país possui a sexta maior reserva de urânio do mundo e tecnologia para o enriquecimento de urânio e produção de pastilhas para as usinas Angra 1 e 2. Ele ainda afirmou que essa fonte será essencial para fortalecer a segurança energética global, aumentar a produção de hidrogênio limpo e contribuir para a descarbonização do planeta.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of