SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE ANGRA DOS REIS NEGOCIA COM BRASFELS PARA EVITAR A DEMISSÃO DE 1.500 TRABALHADORES
Lutar pelos próprios direitos parece ser uma lição que os brasileiros estão, aos poucos, aprendendo. Os casos recentes têm mostrado bons resultados, como as ocupações das escolas em São Paulo e os movimentos populares nas ruas contra a política praticada no país. A luta sindical é mais um exemplo de batalha e o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis está tentando frear o processo de demissão de 1.500 funcionários do Estaleiro Brasfels.
No último dia 26, 500 trabalhadores foram desligados de suas funções. De acordo com a empresa, a decisão de diminuir o quadro foi tomada devido ao imbróglio com a SeteBrasil e a Petrobrás. Após uma reunião entre representantes das três empresas, nenhuma solução foi encontrada. Sem receber pagamentos da Sete desde novembro do ano passado, o Brasfels paralisou as obras das cinco sondas que vinham demandando a mão de obra de cerca de 6,5 mil metalúrgicos
A previsão é de que outros 1.500 empregados serão mandados embora, mas o sindicato está tendo reuniões com representantes da empresa em busca de uma solução para esta situação. Nenhuma nova manifestação está prevista, de acordo com o sindicato.
Na última quinta-feira (3), cerca de 3 mil metalúrgicos protestaram no centro de Angra dos Reis e fecharam por três horas a Rodovia Rio-Santos. Alguns protestantes também se dirigiram para a porta da empresa. O objetivo do movimento é pressionar governo e Sete Brasil para que seja assinado um novo acordo.
Angra dos Reis, sozinha, já ajudou a eleger vários deputados, do estado e federal também. A área hoje explorada pelos chineses, já foram da Holanda e passou por inescrupulosos brasileiros, Tanure, já teve no auge, 15.000 empregados diretos, que com a transferência desse potencial, para Pernambuco, Bahia,Espirito Santo e Rio grande do Sul, puramente por intenções eleitoreiras, passa a sofrer com o desinvestimento e o fortalecimento de “negócios da China”, olha que a sua origem de hoje e direção, também é chinesa,a famosa P 57, aquela do contrato em branco, foi feito em suas dependências e a setença ainda não… Read more »