SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL REGISTRA NOVO RECORDE DE DEMANDA INSTANTÂNEA, O SEGUNDO SOMENTE NESTA SEMANA
O Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu um novo recorde de demanda instantânea de carga por conta da forte onda de calor que atinge o país. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a nova marca histórica, de 103.754 megawatts (MW), aconteceu às 14h38 da última quarta-feira (12).
Esse foi o segundo recorde somente nesta semana. Como noticiamos, o ONS já havia apurado um patamar inédito na terça-feira, com 103.335 MW de demanda instantânea. Apesar da alta elevação da carga, o sistema elétrico brasileiro tem respondido de forma adequada, garantindo a continuidade e a segurança do fornecimento de energia elétrica.
Ainda na quarta-feira, também foi registrado novo recorde de carga média diária no SIN, no valor de 93.813 megawatts médios (MWmed), superando o recorde anterior de 93.144 MWmed, ocorrido em 22 de janeiro.
O que é anunciado como um recorde fantástico equivale a cada um brasileiro ligando um liquidificador de 500W simultaneamente. Não e nada, não é nada, não é nada mesmo. Quando chegarmos a três liquidificadores por cada brasileiro, poderemos começar com uma leve celebração. Com 10 liquidificadores, feriado com carnaval. Lamentavelmente e pelo andar da carruagem, talvez não neste século.