SLB COMEÇA PREPARATIVOS PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS NO CAMPO DE AZULÃO
A SLB (antiga Schlumberger) anunciou nesta semana que está realizando os preparativos para iniciar a etapa que prevê a perfuração de poços no campo de Azulão, na Bacia do Amazonas. A companhia começou, no primeiro trimestre do ano, a mobilização de equipamentos para mais uma fase da campanha de perfuração de serviços integrados de poços onshore no campo. Nos últimos quatro anos, a SLB já concluiu a perfuração de dez poços na área. A próxima etapa prevê a perfuração de pelo menos 16 poços até 2024.
“A construção dos referidos poços encontrou desafios técnicos, como a perfuração em meio à perda de circulação, e problemas de ruptura de ferramentas devido às condições geológicas mais severas que outras encontradas no Brasil. Com o passar do tempo houve melhoras significativas nos tempos de perfuração devido à aplicação de melhores práticas, lições aprendidas e utilização de novas tecnologias”, relatou o gerente da SLB Andre Moroz.
Para lembrar, o campo de Azulão é operado pela Eneva. As atividades da SLB no campo abrangem a construção de poços, principalmente os do tipo monobore de 3 fases, tecnologia consolidada pela Eneva. Os poços monobore terão aproximadamente 2.500 metros de profundidade, com diferentes graus de inclinação. A SLB vai prestar serviços integrados, incluindo direcional, brocas, fluidos de perfuração, perfilagem a poço aberto e revestido, cimentação e canhoneio.
A SLB informou ainda que, pela primeira vez, irá utilizar a tecnologia optidrill + synapse, cujo objetivo é ampliar o entendimento das condições de perfuração em ambiente hostil. O estudo será integrado com as melhores práticas para ganho de desempenho na realização dos serviços. A empresa afirma ainda que irá usar também novos motores de perfuração, especialmente configurados para as condições locais, em conjunto com novas brocas de perfuração. “Estamos empregando os equipamentos mais modernos que a SLB dispõe, o que nos trará um enorme ganho de produtividade”, concluiu Moroz.
Deixe seu comentário