faixa - nao remover

SLB LANÇA TECNOLOGIA DE ISOLAMENTO DE RESERVATÓRIOS DE OLHO EM CAMPOS DO PRÉ-SAL

bruno-alvesA SLB (antiga Schlumberger) está lançando uma nova tecnologia de Packer de isolamento, após testes bem-sucedidos no pré-sal. Segundo a empresa, o objetivo com o novo produto é garantir a integridade e a extensão de vida dos poços, com performance superior às opções atuais do mercado. Batizada de AZIP, a tecnologia foi desenvolvida para atender as exigências crescentes dos reservatórios do pré-sal, com poços mais complexos e mais produtivos. A SLB disse que no primeiro teste da AZIP, foi alcançada uma queda efetiva na taxa de perda de fluido de completação do poço e um isolamento eficaz.

A nova tecnologia atende, consequentemente, as demandas e as qualificações para operações na Petrobrás, que agenciou um sistema de válvulas (sistema de balanceamento de pressão) mais complexo que os existentes no mercado atualmente. No restante do mundo, a SLB já usa o packer expansível em versões simplificadas, visto que as complexidades são menores”, disse a companhia em comunicado ao mercado.

O novo equipamento é composto por uma válvula dupla de compensação de pressão, que gerencia a pressão anular ao longo da vida do poço, independentemente de a pressão mais alta estar acima ou abaixo do packer do poço. “Todas as operações da SLB têm como norteador o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir custos e impactos ambientais, em linha com o objetivo do Net Zero até 2050”, disse o diretor geral da SLB no Brasil, Bruno Alves.

A SLB detalhou que operações com perdas severas de fluido vêm se mostrando desafiadoras para indústria, tanto no aspecto de qualidade quanto em relação à segurança operacional. Nos testes realizados a perda de fluido do AZIP foi 5 vezes menor quando comparada a outras tecnologias do mercado. Para Bruno Alves, a evolução representa um marco significativo na busca por inovações tecnológicas e eficiência nas operações. “Como uma empresa global de tecnologia voltada para a transição energética, estamos constantemente em busca de soluções que trarão mais eficiência às operações, ganhos de produtividade e redução de danos ambientais”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of