SODEXO APOSTA EM CRESCIMENTO DA DEMANDA OFFSHORE POR NOVOS DIFERENCIAIS EM HOSPITALIDADE MARÍTIMA
De olho no aumento da frota de plataformas e embarcações no Brasil, a Sodexo tem observado também uma maior exigência do setor de óleo e gás por inovações e diferenciais em serviços de hospitalidade no ambiente marítimo. A diretora de Operações Offshore da empresa, Renata Sebben, avalia esse movimento como uma oportunidade estratégica para consolidar o conceito Offshore Living como referência no mercado brasileiro. O serviço é baseado em segurança, conforto e alimentação diversificada, oferecendo uma experiência personalizada para os trabalhadores embarcados. “As empresas têm entendido que precisam oferecer muito mais do que serviços básicos, investindo em soluções integradas de bem-estar, segurança dos alimentos e refeições de qualidade”, afirmou a executiva. Recentemente, a Sodexo também passou a cultivar temperos, ervas e hortaliças por meio de hortas hidropônicas instaladas em embarcações. “Estamos preparados para crescer cada vez mais, acompanhando as tendências do mercado e unindo nossa expertise global à capacidade de inovação local, apoiando os clientes no desafio de atrair e reter talentos em um ambiente cada vez mais competitivo”, concluiu.
Como tem sido a aceitação do mercado offshore em relação ao Offshore Living?
O mercado está cada vez mais exigente quando se fala em hospitalidade marítima e com o objetivo de transformar a experiência de hospitalidade no setor offshore, o Offshore Living tem tido uma aceitação bastante positiva e promissora. Nosso foco está em elevar essa experiência e atender sempre às necessidades do cliente para oferecer soluções que impactem positivamente a rotina de todos a bordo, trazendo uma gastronomia de excelência e uma personalização no atendimento desde o embarque até o desembarque, o que é visto como valor pelo mercado.
Quais diferenciais o serviço de hospitalidade vem oferecendo às tripulações e operadores?
O Offshore Living, é um conceito global de hospitalidade marítima da Sodexo e ele é apoiado em quatro pilares, Safe (segurança), Savour (alimentação), Comfort (conforto) e Plus (serviços adicionais). Desde o embarque até o desembarque, os profissionais são acolhidos com atenção aos detalhes, criando uma jornada mais leve e acolhedora. A nossa proposta é criar uma sensação de “estar em casa, mesmo longe dela”, com foco em conforto, bem-estar, segurança e sustentabilidade.
Por isso, a nossa missão é entender as necessidades de cada cliente e de seus colaboradores para proporcionar uma experiência excepcional, a partir de treinamentos e capacitação das nossas equipes a bordo oferecendo uma gastronomia diversificada, com alimentos e nutrientes mais saudáveis, pensando sempre na multiculturalidade dos nossos consumidores, bem como de cabines sempre limpas e higienizadas e sinalizações padronizadas.
Além disso, uma novidade que a Sodexo levou as embarcações e vem tendo boa aceitação dos clientes foi a horta hidropônica, permitindo ao nosso time colher hortaliças frescas.
A alimentação saudável foi destacada no lançamento do serviço. Que inovações gastronômicas estão sendo implementadas atualmente?
A hora das refeições para quem está em alto-mar se torna um momento especial, de descontração e bem-estar. Por isso, a implementação do Offshore Living no Brasil veio para elevar ainda mais essa experiência gastronômica, oferecendo uma diversidade de pratos, pensando também na multiculturalidade dos nossos consumidores.
Um trabalho de muitas pessoas do time, desde chefs e nutricionistas para pensar em todos os detalhes e levar essa alimentação saudável a outro patamar. Além disso, em alguns clientes não apenas mudamos o cardápio, mas também o ambiente, com proposta de arquitetura diferenciada, completando essa experiência gastronômica e elevando o conceito de alimentação em alto mar, proporcionando a sensação de estar em um restaurante.
Que tipo de feedback a Sodexo tem recebido dos profissionais embarcados sobre a experiência de trazer o conceito de hotelaria para o ambiente marítimo?
Nas embarcações em que o Offshore Living já foi implementado, a aceitação, tanto dos clientes quanto dos consumidores, tem sido positiva. A Sodexo com esse conceito global que trouxe ao Brasil, tem o objetivo de elevar ainda mais a hospitalidade marítima, que já vinha sendo praticada nas unidades, priorizando sempre o cuidado e o bem-estar de todos.
Certamente, a grande transformação está na hora das refeições. Por sermos uma empresa de alimentação, trabalhar a memória afetiva da pessoa embarcada, para que ela se sinta acolhida como se estivesse em casa, é o desafio dos nossos chefs, tornando esses momentos ainda mais prazerosos e trazer uma experiência gastronômica ainda mais marcante, com pratos diversos e multiculturais, sem esquecer da segurança dos alimentos e da oferta nutricional.
Diante do aumento esperado da frota de plataformas e embarcações no Brasil, como a empresa enxerga a demanda por serviços de hospitalidade offshore?
Vemos esse movimento como uma oportunidade estratégica para consolidar o Offshore Living como referência em hospitalidade marítima no País. As empresas têm entendido que precisam oferecer muito mais do que serviços básicos, investindo em soluções integradas de bem-estar, segurança dos alimentos e refeições de qualidade. Estamos preparados para crescer cada vez mais e acompanhando as tendências do mercado, unindo nossa expertise global à capacidade de inovação local, apoiando os clientes no desafio de atrair e reter talentos em um ambiente cada vez mais competitivo.
Quais novidades a Sodexo pretende trazer para o mercado de óleo e gás nos próximos anos?
O Offshore Living já representa uma transformação significativa no jeito de aplicar a hospitalidade marítima. Já era algo que nós fazíamos, prezando sempre pela excelência no serviço e o cuidado com o bem-estar de todos, desde o embarque até o desembarque, por isso, esse novo conceito se apoia nos quatro pilares, citados anteriormente, a fim de promover conforto de se sentir em casa mesmo fora dela.
A nossa missão como parceiro de cada cliente, é agregar valor ao seu negócio e trazer inovações, a partir da nossa expertise e do nosso core business para atender cada uma dessas unidades. Por exemplo, a horta hidropônica, que vem fazendo sucesso nas embarcações e cito também a renovação nos cardápios, pensando cada vez mais em diversificar as ofertas e na multiculturalidade de onde atuamos.

publicada em 17 de setembro de 2025 às 5:00 




