STARTUP CRIA SOLUÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA CENTRALIZAR E AUTOMATIZAR OPERAÇÕES DA OCYAN

Norbe VIIIUm desafio lançado pela Ocyan para startups em centralizar suas operações e ampliar sua automatização nas tomadas de decisões em seus ativos se transformou em boas soluções para a companhia. O desejo de ampliar a produtividade em suas sondas e plataformas foi alcançado.  A provocação foi feita às startups de todo o país para apresentação de soluções por meio do programa de inovação Ocyan Waves, na edição de 2020. A resposta positiva veio da startup paranaense Vidya que, ao longo do ano passado e deste ano, desenvolveu o Digital Twin para BOP (blowout preventer – preventivo de explosão), solução que integra sistemas, bancos de dados e modelos 3D em um único local por meio de inteligência artificial.

Paloma Ferreira copiarPaloma Ferreira (foto à direita), líder do projeto na Ocyan, disse que a plataforma de Digital Twin da Vidya cria um fluxo de dados contínuo entre a sonda e plataforma e projeta as informações de forma integrada em uma representação virtual. “A solução utiliza inteligência artificial e escaneamento 3D para tornar as atividades ainda mais eficientes. No modelo que estipulamos, a plataforma foi capaz de coletar dados operacionais, de manutenção, de alertas, de inspeção e dados visuais para otimizar e reduzir o tempo de intervenção no equipamento. Assim, conseguimos reduzir o prazo de parada de equipamentos usados nas operações submarinasFoi uma solução altamente tecnológica, mas de ágil execução, com ganhos para a Ocyan e os clientes”, declarou.

oniasA empresa diz que, historicamente, existe uma perda grande de documentação entre as fases de engenharia e comissionamento de ativos industriais, registros que seriam extremamente úteis na fase de operação do ciclo de vida deste ativo. Para Arthur Onias (foto à esquerda), engenheiro de subsea e membro da equipe que conduz o projeto da Ocyan,  “além disso, toda essa informação não costuma estar integrada, gerando dispêndio grande de tempo na busca por dados, alertas ou recomendações operacionais, uma vez que gestores e operadores necessitam consultar múltiplos sistemas e pilhas de papéis para verificar informações.” Com o Digital Twin, é possível obter em uma única plataforma, os dados de operação, de manutenção e de documentação de engenharia. 

O projeto piloto da solução foi iniciado ano passado, na sonda Norbe VIII. E já está ativo. Foram feitas digitalizações em 3Dgrabvowsku no BOP da unidade para ampliação do detalhamento do modelo no Digital Twin. “Tudo isso permitirá, no futuro, a ampliação do uso da tecnologia de Digital Twin para todos os BOPs da frota da Ocyan em 2022”, informa Patrícia Grabowsky (foto á direita), gerente de Inovação da Ocyan. Ela lembra também que na segunda etapa estão sendo concluídas as integrações por API (Application Programming), que avançam em relação às atuais conquistas e permitem a sincronização automática entre todos os sistemas. Até o momento, já é possível a integração com o IBM Máximo (sistema de Manutenção) trazendo os alertas de operação diretamente para o Digital Twin. Alguns dos resultados alcançados permitiram a ampliação do sistema de alertas com representação visual em 3D e indexação ótica de documentos, que facilita a navegação em conjunto de dados mais amplos e complexos, como manuais de fabricantes. A técnica pode conseguir uma redução de até 30% do tempo de busca por alertas e recomendações do ativo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of