STATOIL AVANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SUBMARINAS
HOUSTON – O conceito de fábricas submarinas, desenvolvido pela Statoil, uma das maiores defensoras de soluções de processamento submarino, está próximo da realidade. Hoje, os variados componentes necessários para um sistema abrangente são implantados com o aumento da confiança no desempenho em longo prazo.
A necessidade de ter opções de processamento submarino à sua disposição é vital para os operadores de petróleo e gás, especialmente aqueles na vanguarda dos projetos pioneiros em águas ultraprofundas ou de desenvolvimento em ambientes remotos e rigorosos, como o Círculo Polar Ártico.
Uma série de empresas hoje em dia estão empenhadas no desenvolvimento de novas tecnologias para a área subsea, pensando nas necessidades geradas com o avanço da exploração rumo a grandes profundidades.
Entre algumas tecnologias que vêm sendo estudadas, estão o Subsea Power Grid, uma espécie de rede de distribuição de energia que ficaria no solo submarino, capitaneada pela Chemtech/Siemens, e o separador de óleo e gás subsea, desenvolvido pela FMC Technologies e já em teste pela Petrobrás.
Deixe seu comentário