STATOIL CONTRATA SEADRILL PARA PERFURAÇÕES NO BLOCO BM-S-8
A unidade brasileira da Statoil, da Noruega, contratou a Seadrill para realizar as operações de perfuração de exploração no bloco BM-S-8, localizado na Bacia de Santos. O início dos trabalhos está previsto entre os meses de dezembro deste ano e março de 2018.
O acordo firmado entre as companhias prevê que a sonda de perfuração West Saturn será empregada nas atividades. A unidade de perfuração em águas ultraprofundas foi construída em 2014 e é capaz de perfurar em profundidades de água de até 3.600 metros. A Statoil pretende perfurar o prospecto independente da Guanxuma.
A empresa norueguesa passou a ter 76% de participação no bloco BM-S-8 após comprar a parte da Queiroz Galvão Exploração e Produção na área, por US$ 379 milhões. Na concessão, está localizada a descoberta de Carcará, que tem reservas estimadas entre 700 milhões e 1,3 bilhão de barris de petróleo e gás.
A Statoil se consolida como estratégica perante ao ativo BM-S-8 e a sua delimitação. Guanxuma é um excelente prospecto e deve ser perfurado com anunciado, como também eles deverá fazer a melhor oferta para o ativo Carcará Norte no próximo Leilão que, a meu ver, a transformará na segunda maior companhia do Basil em termos de posse de ativos de exploração e produção, em termos volumétricos. Como previ, fora os ganhos estratégicos da Statoil consilida-se, no Brasil, a primeira nefasta consequência da venda dos 66% que Petrobras detinha em Carcará. Ao precificar o ativo por preço de liquidação, estabeleceu um… Read more »