STATOIL DENUNCIA FUNCIONÁRIO ACUSADO DE CORRUPÇÃO EM ALUGUEL DE HELICÓPTERO NA NORUEGA
O caso vale pelo exemplo que a Statoil está dando sobre as ações e compliance dentro companhia. Um alto funcionário da empresa na Noruega foi afastado por suspeita de violar as políticas da empresa num caso de corrupção no aluguel de um helicóptero da empresa Norsk Helikopterservice. A Statoil abriu uma investigação e informou a polícia norueguesa, que abriu uma investigação contra o funcionário da petroleira e um funcionário da empresa dona dos helicópteros. A Statoil possui regras rígidas de corrupção interna e regulamentos, e seus funcionários não podem receber presentes ou incentivos.
A investigação interna da Statoil não está concluída e ainda não foram efetuadas qualquer acusação legal. A Statoil não quer interferir na investigação policial em curso. A polícia, por sua vez, pediu a empresa para ampliar a investigação interna do caso. O funcionário da Statoil foi temporariamente suspenso do cargo e a empresa cancelou um contrato intenções com a Norsk Helikopterservice para aluguel de um helicóptero do tipo SAR. O nome dos suspeitos estão sendo mantidos em segredo. Na quarta-feira passada (14), os dois foram presos liberados dois dias depois. A polícia acredita que o empregado da Statoil usou o seu poder e sua posição para obter vantagens indevidas da companhia proprietária da aeronave. Nenhuma acusação oficial foi trazida contra os dois até este momento.
ESSE CASO DEVERIA SERVIR DE EXEMPLO PARA O DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE DA PETROBRAS. NA PETROBRAS, COMPONENTES DA FORÇA DE TRABALHO QUE SE AVENTURAR A DENUNCIAR ILÍCITO SERÁ PERSEGUIDO E PROCESSADO POR ESSE DEPARTAMENTO. Foi exatamente o que aconteceu com o J.B.Assis Pereira, engenheiro aposentado da Petrobras ao apresentar sérias denúncias envolvendo gente graduada do alto escalão da Estatal O Modus Operandi da intimidação em curso no Congresso Nacional já esta operacional na Petrobras há bastante tempo. Na condição de engenheiro aposentado da Petrobras apresentei serias denuncias envolvendo ilícitos do Petrolão no ano de 2015 (Protocolo 131782015). Decorridos… Read more »
ESSE CASO DEVERIA SERVIR DE EXEMPLO PARA O DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE DA PETROBRAS. NA PETROBRAS, COMPONENTES DA FORÇA DE TRABALHO QUE SE AVENTURAR A DENUNCIAR ILÍCITO SERÁ PERSEGUIDO E PROCESSADO POR ESSE DEPARTAMENTO. Foi exatamente o que aconteceu com o J.B.Assis Pereira, engenheiro aposentado da Petrobras ao apresentar sérias denúncias envolvendo gente graduada do alto escalão da Estatal. O Modus Operandi da intimidação em curso no Congresso Nacional já esta operacional na Petrobras há bastante tempo. Na condição de engenheiro aposentado da Petrobras apresentei serias denuncias envolvendo ilícitos do Petrolão no ano de 2015 (Protocolo 131782015). Decorridos… Read more »