STATOIL FECHA ACORDO COM EXXONMOBIL PARA AQUISIÇÃO DE 35% EM BLOCO DE EXPLORAÇÃO NA ÁFRICA DO SUL
A Statoil vem expandindo seu portfólio de projetos a longo prazo e não poupa investimentos em novos mercados. A companhia anunciou, nesta semana, a aquisição de uma fatia de 35% em um campo offshore na África do Sul operado pela ExxonMobil em consórcio com a Impact Africa. Localizado em Tugela South Exploration Right, o bloco adquirido no acordo de farm-in é o ER 12/3/154, que cobre uma área de aproximadamente 9 mil quilômetros e se encontra em fase inicial de exploração.
Investir em novos projetos de exploração para marcar presença em campos com grande potencial produtivo. Com a nova aquisição, a Statoil deverá concretizar novos aportes em equipamentos de análise sísmica na região ao longo dos próximos dois anos, com o objetivo de avançar no processo exploratório junto às parceiras do consórcio. Com a mudança na configuração, a ExxonMobil detém agora 40% de participação na área e a Impact Africa mantém seus 25%.
De acordo com o vice-presidente de atividades de exploração da Statoil no ocidente, Nick Maden (foto), o acordo representa “acesso a uma bacia de fronteira na qual acreditamos ver indícios de um sistema ativo de petróleo e que tem potencial impactante”. A aquisição fortalece o planejamento da empresa a longo prazo, afirma Maden, permitindo uma gama maior de opções em seu portfólio de produção.
Deixe seu comentário