STATOIL FECHA CONTRATO COM WOOD GROUP PARA OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E MODIFICAÇÃO DE PEREGRINO
O campo de Peregrino, na Bacia de Campos, é o maior ativo da Statoil fora da Europe e a companhia norueguesa assinou na última segunda-feira um contrato de quatro anos com a Wood Group para fornecimento de serviços de operação e manutenção das duas plataformas fixas Alfa e Bravo e de serviços de modificação para ambas as unidades e também para o FPSO Peregrino.
O acordo ainda inclui serviços offshore e processos de produção e equipamentos, exceto serviços de perfuração, e introduz um novo modelo de operação para o campo, já que pela primeira vez a companhia está agrupando todos esses serviços em um único contrato, a fim de estimular integração e simplificar a gestão do contrato.
“Nós optamos por agrupar esses contratos em linha com nossa estratégia corporativa de simplificação, otimização de custos e eficiência de produção. Nós já estamos trabalhando juntos com a Wood Group no campo de Peregrino e esperamos fortalecer ainda mais nossa parceria nos próximos anos”, afirmou o vice presidente sênior de Desenvolvimento da Produção Internacional da Statoil América do Sul e presidente da Statoil Brasil, Pål Eitrheim (foto).
As relações da Wood Group com a Statoil não é uma novidade, já que a empresa tem sido a operadora das duas plataformas da Statoil desde 2009 e também participou da fase de desenvolvimento do projeto Peregrino. “A junção desses contratos irá trazer redução de custos significativa para a Statoil Brasil, além de simplificar nossas operações. É essencial tirar o melhor do que o mercado pode nos ferecer e estreitar ainda mais nosso relacionamento com fornecedores chave”, concluiu o CPO da Statoil, Jon Arnt Jacobsen.
A companhia norueguesa é dona de 60% dos ativos do campo de Peregrino e tem como sócia a chinesa Sinochem, com os demais 40%. Em agosto, Peregrino alcançou a marca de 100 milhões de barris produzidos desde sua entrada em produção, em abril de 2011. A capacidade atualmente é de 100 mil barris/dia.
Deixe seu comentário