STATOIL INICIA PERFURAÇÃO DE POÇO NO MAR DE BARENTS
A norueguesa Statoil começou a perfurar um novo poço de exploração no Mar de Barents, denominado Blåmann. Este é o primeiro de cinco poços que a empresa irá perfurar na região.
O local onde ocorre a atividade está em uma profundidade de 376 metros d’água, a cerca de 113 quilômetros ao noroeste da cidade norueguesa de Hammerfest. O projeto é operado pela Statoil com 50% em conjunto com as empresas parceiras Eni Norge (30%) e Petoro (20%).
O aval da Autoridade de Segurança do Petróleo, órgão regulador da Noruega, para a perfuração veio no final de março. Já a autorização de perfuração da Diretoria de Petróleo do país foi concedida em abril. Segundo a Statoil, a perfuração dos cinco poços dará a empresa uma ideia do potencial no Mar de Barents.
A Statoil surpreende quando anuncia seus projetos. A evolução do sistema dos rift-valleys do mar de Barrents já foi objeto de estudos de evolução em trabalhos escritos por Sarah Prosser, brilhante geóloga especialista na evolução dos rifts e das suas potencialidade na geração e armazenamento de Petróleo no ártico norueguês. A Petrobras do Pullen Parente deveria se mirar na estratégia do noruegueses que, além de investigar suas potencialidades petrolíferas intestinas, também avança com maestria e conduta empresarial apropriada (para o seu País como empresa estatal), garantindo bons ativos de produção, como o fez ao adquirir Carcará, e anunciar a perfuração… Read more »