STATOIL PEDE LICENÇA AO IBAMA PARA PERFURAÇÃO EM CARCARÁ
A Statoil deu um novo passo no seu principal projeto no Brasil, a promissora descoberta de Carcará, no Bloco BM-S-8. A empresa norueguesa pediu ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) a Licença de Operação para atividades de perfuração marítima no bloco, localizado na Bacia de Santos.
A companhia da Noruega comprou da Petrobrás, no ano passado, uma participação de 66% na área por US$ 2,5 bilhões. A transação foi aprovada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pelo Conselho Administrativo (CADE).
No entanto, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) entrou com um pedido na Justiça para tentar a anulação da negociação do ativo. A entidade sindical afirma que Carcará possui 6 bilhões de barris recuperáveis de óleo e gás, podendo esse volume ser ainda maior. A partir desse número, a FUP afirma em sua petição que o valor arrecado com a transação está muito abaixo do esperado – apenas US$ 0,70 por barril.
A Statoil faz o deveria ter sido feito pela Petrobras, ou seja a completa delimitação da acumulação de Carcará com novo poço, que segundo os dados de pressão, pode ter mui mais hidrocarbonetos de excelente qualidade, muito maior que o montante base negociado irresponsavelmente pelo Pedro Parente e séquito, a preço de banana. Carcará tem agora dois grandes desafios: o primeiro é estabelecer o limite da acumulação dentro do bloco BM-S-8 que, pelos dados de pressão, estão muito além da maior área fechada por contorno estrutural ou seja, a acumulação tem um componente estratigráfico que pode encerrar enormes quantidade adicionais… Read more »
Se não tivessem roubado todo aquele tempo ,não vi denúncia alguma dos que agora defendem a Petrobrás com unhas e dentes, haveria dinheiro para investir sem necessidade de parceiros…
Agora só resta chorar e espernear…
O senhor ManoelFreitas virou paladino da ética parentesca com base não não ética passada. E eu com isso? Como empreendedor e consultor e sem quaisquer negócios com a Petrobras, mostro apenas o que está cheirando podre para quem quiser acreditar. Num futuro breve veremos os resultados que não são profecias. Quem quer ser inocente que seja. Só não ponha qualquer viés ideológico no que escrevo e que ninguém contesta com fatos e dados. Quem imputa a outrem o que não sabe é mentiroso. Pelo menos no que afirma e, assim, perde credibilidade. Duvido que alguém conteste o que escrevi sobre… Read more »