STATOIL VAI PERFURAR 30 NOVOS POÇOS ESTE ANO
A norueguesa Statoil vai colocar força máxima na perfuração de 30 novos poços de exploração neste ano, uma quantidade 30% maior na comparação com o número do ano passado. Deste total, mais da metade será perfurada na Plataforma Continental Norueguesa.
O plano de ação na Noruega vai girar em torno de 5 a 7 poços no Mar de Barents. Enquanto isso, no Mar da Noruega e no Mar do Norte, o desejo da empresa é provar volumes para prolongar a vida útil produtiva da infra-estrutura existente e determinar o potencial de crescimento.
“O Mar de Barents produziu várias das mais importantes descobertas de petróleo da Noruega nos últimos anos. Estamos ansiosos para testar novas metas, tanto na relativamente conhecida geologia em torno da área de Johan Castberg e Hoop/Wisting, bem como algumas novas oportunidades de fronteira com maior incerteza geológica, mas também com alto potencial de impacto”, declarou o vice-presidente executivo de exploração da Statoil, Tim Dodson.
O executivo também comentou sobre os planos da companhia para o Brasil, dizendo que após a Statoil assumir o posto de operador da descoberta de Carcará, o País se tornou ainda mais importante no portfólio da petroleira. Dodson ainda acrescentou que a companhia está intensificando a exploração também no Reino Unido, com planos para três poços de exploração este ano.
A Statoil anunciou ainda que está se associando em perfuração de exploração terrestre planejada na Rússia e na Turquia; e que haverá novos poços operados por empresas parceiras no Golfo do México, na Indonésia e no Suriname.
Espero que a Statoil delimite com o máximo de urgência perfurando, ainda em 2017, os flancos de Carcará. A julgar pelas continuidades dos gradientes de pressão, os reservatórios devem ser contínuos por grande extensões e profundidades e Carcará poderá ser a maior descoberta do Brasil em área e espessura de microbiais, superando as demais já descobertas e em fase de delimitação/produção. Sucessos a Statoil, Petrogal, QGE&P e BE.