STEMAC FORNECE O SISTEMA DE ENERGIA EMERGENCIAL PARA GARANTIR AS OPERAÇÕES DA UNIDADE DE FERRO E NÍQUEL DA VALE NO PARÁ
A Stemac, líder nacional em grupos geradores, foi a empresa escolhida para fornecer os sistemas de energia emergencial que garantem a segurança dos fornos da unidade Onça Puma, da Vale, mineradora líder global na produção de ferro e níquel, no Pará. O fornecimento de geradores de alta potência assegura o funcionamento do sistema de resfriamento mesmo em caso de falha na rede elétrica, prevenindo riscos à operação e possibilitando a expansão da produção de níquel. A Onça-Puma, unidade
localizada em Ourilândia do Norte, próxima a Marabá, está em fase de expansão. Responsável por cerca de 10% da produção de níquel da companhia, a planta produzia até 27 mil toneladas anuais do insumo e, com a segunda fase de expansão iniciada em 2023, deve alcançar a marca de 42 mil toneladas por ano.
Para garantir a segurança operacional dos fornos da usina, a Stemac foi escolhida como fornecedora dos novos sistemas de energia emergencial. A companhia entregou geradores de grande porte que alimentam as bombas responsáveis pelo resfriamento dos fornos, evitando riscos associados à inércia térmica e danos fatais em caso de cortes de energia. A fornecedora disponibilizou três máquinas de 2.500 kVA, com funcionamento em paralelo e alta durabilidade, equipadas com motores de combustão interna
Baudouin de 3.000 cavalos de potência e sistema de injeção eletrônica common rail, que assegura baixas emissões. Cada conjunto tem potência suficiente para atender o consumo de energia equivalente a 1.200 residências, beneficiando em torno de 5 mil pessoas, embora seu uso seja exclusivo para emergências.
Os conjuntos possuem controladores microprocessados que coordenam o paralelismo e permitem manutenção programada sem comprometer a operação crítica dos fornos. Essa redundância é essencial para que os sistemas de resfriamento e controle continuem funcionando em qualquer situação emergencial. Os grupos geradores foram montados em contêineres especiais do tipo ISO, com dimensões maiores e tratamento acústico que reduz o ruído externo a 75 decibéis a 1,5 metros.
Essa solução permite instalação em áreas industriais sem comprometer a segurança e o conforto de funcionários nas proximidades da planta.
A parceria entre as duas empresas não é recente. A Vale já contava com os sistemas da Stemac na operação da Onça-Puma desde 2009. A mineradora reforçou a relação com a empresa nesse novo fornecimento: o primeiro grupo gerador foi instalado em março de 2025, o segundo em julho, e o terceiro em fase final de implementação, com prazo de entrega para novembro desse ano. Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da Stemac, disse que “O fornecimento para a Vale representa a confiança de uma das maiores mineradoras do mundo na capacidade da Stemac de assegurar soluções robustas em geração de energia para operações críticas, de alta complexidade. Nossos sistemas estão preparados para funcionar de forma imediata, resiliente, e sustentável, preservando a segurança das pessoas e a continuidade das operações.”

publicada em 7 de outubro de 2025 às 12:00 




