Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

STF VAI JULGAR RECURSO SENADO QUE PODE BARRAR VENDA DE REFINARIAS DA PETROBRÁS

stfA venda de parte do parque de refino da Petrobrás vai parar de novo na esfera judicial. A legalidade da negociação de oito refinarias da estatal entrará em novo julgamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de amanhã (28) até 7 de junho, no Plenário Virtual. A nova análise do tema acontecerá após o Senado Federal entrar com um recurso, chamado no meio jurídico de Embargo de Declaração com Efeitos Infringentes. O Senado questiona o acórdão do próprio STF que autorizou a privatização das refinarias da empresa sem licitação e sem autorização legislativa.

Para lembrar, em outubro do ano passado, o STF julgou improcedente um pedido de liminar para suspender esses desinvestimentos em refino, apresentado pelas mesas do Senado e do Congresso Nacional através da Reclamação Constitucional nº 42.576. Os parlamentares alegavam naquele pedido que a Petrobrás não poderia transformar as refinarias em subsidiárias com o único intuito de vendê-las.

A nova ação da mesa do Senado Federal terá relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que votou a favor da venda das refinarias no julgamento de outubro do ano passado.

A nova investida do Senado faz coro a outras manifestações contrárias às vendas de refinarias da Petrobrás. O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, disse que a decisão do STF que autorizou a gestão da Petrobrás e de outras estatais a venderem subsidiárias sem votação no Congresso e sem licitação “avalizou a criação de falsas subsidiárias, com o único objetivo de vender seus ativos”. Já o advogado da entidade, Angelo Remédio, afirma que “vender ativos sem autorização do Legislativo é desvio de finalidade, e a Petrobrás não pode criar subsidiária para vender depois”.

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
jonas da silva tavares
jonas da silva tavares
4 anos atrás

ESSE STF SÓ TEM TRAIDOR, AUTORIZANDO A VENDA DE PATRIMÔNIO NACIONAL ELES NÃO SÃO BRASILEIROS , SÃO AGENTES A SERVIÇO DO CAPITAL ESPECULATIVO INTERNACIONAL !!!!!!

Pedro Tavares
Pedro Tavares
4 anos atrás

Abaixo o monopólio!