SUBSEA 7 DESENVOLVE PROJETO ESPECIAL PARA FORTALECER SEUS FUNCIONÁRIOS NESTA ÉPOCA DE PANDEMIA

wswdddA Subsea 7, tradicional  empresa de engenharia, construção e serviços submarinos que atende à indústria de energia offshore,   desenvolveu um projeto diferente que buscou integrar os cuidados tanto com o corpo como com a mente. Em tempos de pandemia, medidas de proteção redobradas.  Para colocar o plano em prática a organização contou com a ajuda da House of Feelings, a primeira escola de sentimentos do mundo. Com início no segundo semestre de 2020, o projeto envolveu cerca de 1.200 colaboradores brasileiros – tanto quem trabalha nos escritórios e estão em home office, quanto oquem trabalha embarcado nos navios da empresa.

A pandemia trouxe ao setor de óleo e gás a necessidade de mudança dos períodos de embarque, com ampliação dos mesmos e necessidade de quarentena pré-swswsswembarque. Tudo para minimizar os riscos de contágio durante o período de trabalho. Segundo Alessandra Nogueira(foto), gerente de RH da Subsea 7, as mudanças rápidas de cenário, a necessidade de ter um período de quarentena em hotel e os períodos maiores de afastamento da família, trazem uma necessidade de desmistificar a fala sobre sentimentos e emoções, tornando-os natural: “É um período muito grande fora de casa, com preocupações e incertezas, percebemos que era preciso desenvolver um trabalho que os ajudasse a lidar com as questões que pudessem surgir. Sabemos também que em geral fomos criados para não falar de emoções no ambiente de trabalho. Mas isso tudo muda agora com a pandemia. Ainda mais em ambientes masculinos, aonde em geral, há um viés de provedor e aonde há uma resistência maior a falar sobre os seus sentimentos, era urgente trabalhar a resiliência emocional.”

A House of Feelings em conjunto com a Subsea 7, apoiada em metodologias como o Mental Health Framework utilizada pela universidade de Cornell, realizou rodas de conversa e outras abordagens que mostraram que a saúde mental é o foco principal. E se a cabeça não está bem, nada funciona. Em paralelo ao feefffftrabalho realizado com os colaboradores embarcados, a House of Feelings também desenvolveu um programa voltado para as lideranças da Subsea 7. Composto por webinars e rodas de conversa, o objetivo foi prepará-las para acolher os colaboradores caso fosse necessário, dando dicas também de como lidar com a ansiedade e irritabilidade dessas pessoas: “Nós os fizemos entender que seria normal se o colaborador não tivesse a mesma performance, que era importante os gestores agirem com empatia e acolhendo as diferenças, entendendo esse momento tão importante que estamos passando.”

Foi a primeira vez que a Subsea 7 investiu em um programa que tivesse como principal preocupação a saúde mental dos colaboradores. Antes a organização apenas realizava programações esporádicas como Semana da Saúde. E o projeto leva os sentimentos tão a sério que também foi o primeiro, em paralelo às ações da House of Feelings, a embarcar psicólogos nos navios. A empresa considerou os resultados foram muito positivos para todos os envolvidos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of