SUBSEA7 FAZ OPERAÇÃO DE ROV NO BRASIL A PARTIR DE CENTRO DE CONTROLE TERRESTRE NA ESCÓCIA
A Subsea7 anunciou que conseguiu um grande avanço em sua tecnologia de operação de veículos operados remotamente (ROV, na sigla em inglês). A empresa disse que conseguiu controlar totalmente um ROV na Escócia para realizar operações na costa do Brasil, a 9.400 km. O controle remoto em tempo real foi possível por meio de um link de comunicação seguro e de alta velocidade com o Centro de Controle Terrestre da Subsea7, em Aberdeen.
A fase de operação, que incluiu tarefas de inspeção de dutos e intervenções leves, fez parte de um contrato em andamento para a prestação de serviços de inspeção, reparo e manutenção (IRM) para a Petrobrás. De acordo com a Subsea7, o sucesso do projeto provou que a tecnologia e os recursos desenvolvidos pela companhia podem executar tarefas importantes de reparo e manutenção de inspeção com precisão e segurança sob controle remoto, com potencial para aumentar a flexibilidade operacional.
“A maturidade de nossos sistemas de pilotagem remota foi demonstrada aqui e mostra como novas tecnologias, juntamente com novas formas de trabalho, podem levar a operações mais sustentáveis. A Subsea7 implantou sistemas de pilotagem remota em ROVs na região do Mar do Norte, mas esta demonstração foi nossa primeira operação de pilotagem remota realizada para o Brasil”, disse o gerente de autonomia e ROV da Subsea7, Alan Gray. Além do centro em Aberdeen, a Subsea7 também possui dois centros de controle onshore em Stavanger, na Noruega.
Um dia ainda vou trabalhar com vocês essa empresa de tantas tecnologias e poder fazer parte desse grupo incrível.