SUBSIDIÁRIA DA ROSATOM CONTRATA ESTALEIRO RUSSO PARA CONSTRUÇÃO DE NAVIO NUCLEAR MULTIFUNCIONAL | Petronotícias




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SUBSIDIÁRIA DA ROSATOM CONTRATA ESTALEIRO RUSSO PARA CONSTRUÇÃO DE NAVIO NUCLEAR MULTIFUNCIONAL

BNAVIOA Atomflot (subsidiária da Rosatom) concedeu um contrato para o estaleiro russo Baltic Shipyard para a construção de um navio de serviço nuclear multifuncional. A embarcação terá a tarefa de recarregar reatores de quebra-gelos nucleares operacionais e da usina nuclear flutuante Akademik Lomonosov e, eventualmente, usinas flutuantes atualizadas. O orçamento russo financiará 50% das despesas do projeto e o programa de investimentos da corporação estatal Rosatom contribuirá com a outra metade. O valor do contrato não foi divulgado. A construção está prevista pelo plano de desenvolvimento da Rota do Mar do Norte para o período até 2025, que é aprovado por uma resolução do governo russo. O comissionamento está previsto para 2029.

A embarcação multifuncional também foi projetada para aceitar , armazenar e transportar com segurança resíduos radioativos líquidos gerados durante a operação de instalações de reatores de navios, bem como no processo de recarga de combustível nuclear e  imersão de conjuntos de combustível usado para reduzir a liberação de calor residual. Também será capaz de carregar conjuntos de combustível usados em contêineres para transferência para reprocessamento, bem como lidar com a descontaminação de partes removíveis de usinas de reatores de navios e equipamentos de reabastecimento.

navioSegundo a Rosatom, a embarcação terá 158,8 metros de comprimento, 26 metros de largura e terá um deslocamento de 22.661 toneladas. O contrato foi assinado pelo diretor-geral interino da Atomflot, Leonid Irlitsa, e pelo CEO da Baltic Shipyard, Yuri Gordienkov. Atualmente, o reabastecimento de reatores de quebra-gelos nucleares é fornecido por um navio comissionado em 1980. “Estamos avançando. Três quebra-gelos nucleares movidos a energia nuclear (do Projeto 22220) operam nas águas da Rota do Mar do Norte. Para resolver novos problemas, é necessária uma embarcação de serviço multifuncional de tecnologia nuclear. Ela garantirá a recarga de reatores em navios movidos a energia nuclear do Projeto 22220”, disse Irlitsa. Para lembrar, o Projeto 22220 tem o objetivo de construir uma série de quebra-gelos russos movidos a energia nuclear. O navio líder da classe, Arktika, foi entregue em 2020 e superou a série anterior de quebra-gelos movidos a energia nuclear soviética como o maior e mais poderoso quebra-gelo do mundo.[7]

Já o diretor geral da United Shipbuilding Corporation, proprietária do Baltic Shipyard, Alexei Rakhmanov, disse que a transição para contratos de ciclo de vida completo é uma tendência moderna em muitos setores. “Portanto, ao construir quebra-gelos movidos a energia nuclear hoje, devemos pensar simultaneamente em como e realizar economicamente sua manutenção em 10, 20, 30 anos. Começando a construir uma embarcação de serviço nuclear-tecnológica multifuncional, queremos garantir a operação longa e segura de quebra-gelos movidos a energia nuclear, unidades flutuantes de energia nuclear e, em geral,  toda a Atomflot”, afirmou.

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