SUBSIDIÁRIA DA ROSATOM VAI CONSTRUIR USINA NUCLEAR NA FINLÂNDIA DEPOIS DE ACORDO COM EMPRESA PRIVADA
A Fennovoima está planejando construir a usina nuclear Hanhikivi 1 na cidade de Pyhäjoki, no norte da Finlândia, e espera receber a licença de construção em 2021. A informação é do próprio CEO da empresa, Toni Hemminki (foto). Com início em 2021, significa que a data operacional comercial seria 2028, segundo a RAOS Projeto Oy, uma subsidiária da Rosatom Energy International. Hemminki confirmou que a usina terá uma potência de 1200 megawatts, usando um reator russo VVER-1200: “São 9 terawatts-hora por ano – mesma usina, mesmo projeto, mesmo fornecedor, mesmo proprietário – a única coisa que mudou foi o cronograma. A fase de licença está prevista para ser concluída em 2021. Basicamente, quando você obtém a licença de construção, você pode começar a construir prédios relacionados a energia nuclear e pode começar a fabricar equipamentos relacionados à energia nuclear. Assim, planejamos obter a licença de construção em 2021 e depois iniciar a construção imediatamente ”.
Hemminki argumentou que construir a usina na Finlândia seria uma vitrine para a Rosatom: “Podemos ser o único cliente da Rosatom que é comercial. Normalmente, eu diria que os clientes da Rosatom são países ou são totalmente detidos pelo país ou pelo governo, então são empresas totalmente estatais. No nosso caso, somos uma empresa comercialmente estabelecida e operacional, por isso somos um tipo de cliente diferente para eles ”.
Disse também que há uma diferença especial com a Finlândia, que dispõe de uma infraestrutura nuclear prontamente disponível: “Nós temos ministérios, temos um corpo regulador, e temos um diploma de lei e requisitos de segurança nuclear, bem como da parte reguladora. Então eles estão em circunstâncias diferentes do que com os países que estão apenas estabelecendo toda essa infraestrutura.” A Rússia forneceria combustível nuclear para a fábrica finlandesa por pelo menos 10 anos.
O CEO da Fennovoima disse à Nova Europa que a usina nuclear também ajudaria a Finlândia a cumprir suas metas de mudança climática. “Serão 9 terawatts-hora de eletricidade sem CO2 para a Finlândia, então acho que temos uma contribuição bastante significativa para isso. E eu acho que no geral na Finlândia as pessoas estão começando a conectar a luta contra a mudança climática e o papel da energia nuclear nela ”. Este ano, foi feita uma nova pesquisa mostrando que 47% dos finlandeses estão apoiando um aumento de energia nuclear e apenas 15% são contra a energia nuclear. No muncípio e onde será construída a usina, Pyhäjoki, o apoio permaneceu em 73%.
Deixe seu comentário