SUÉCIA SE PREPARA PARA SE TORNAR NEUTRA NA EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ATÉ 2045
A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior em todo o mundo e a diminuição da utilização de combustíveis fósseis é essencial para que os níveis de aquecimento global fiquem dentro das taxas definidas na COP21. A Suécia é um dos países mais avançados no tema, com a projeção de se tornar neutra em emissões de carbono até 2045.
O projeto de lei submetido ao parlamento local prevê redução de 85% da emissão de gases do efeito estufa em comparação com os índices registrados na década de 1990. Os 15% restantes de emissões podem ser compensados através de programas de compra de créditos de carbono, por exemplo.
Além da Suécia, Costa Rica, Butão, Noruega e Maldivas se comprometeram a zerar suas emissões de dióxido de carbono em um futuro próximo. O desenvolvimento de tecnologias ecologicamente corretas é uma das principais apostas suecas, com mais de £352 milhões investidos em projetos inovadores.
“Na verdade, temos toda a tecnologia que precisamos para estar 100% livres de combustíveis fósseis, o que não temos é um mercado para isso. Não temos uma economia que pode fazê-lo, até agora”, afirmou a ex-ministra de Meio Ambiente do país, Asa Romson (foto).
Deixe seu comentário