SUL-COREANA GS ENERGY DIZ QUE REFINARIA PREMIUM II NÃO COMPENSA
O grupo GS Energy (GSE), da Coreia do Sul, desistiu de participar como sócio da Petrobrás na construção da refinaria Premium II, no Ceará. A decisão foi anunciada na capital Seul, pelo presidente da refinaria GS Caltex, Hur Dong-Soo. Segundo ele, não há certeza de que o projeto será lucrativo, já que a empresa poderá ter que investir até bilhões de dólares em unidades secundárias para produzir diesel e gasolina a partir de óleo pesado.
A GS havia firmado com a Petrobrás em maio uma carta de intenções para estudar a viabilidade de uma parceria. O contato com a GSE foi iniciado pelo governador Cid Gomes, após permissão da presidente da Petrobrás, Graça Foster. A sul-coreana chegou a informar o interesse de participar em até 50% da unidade, mas, no fim de agosto, decidiu pôr fim às negociações.
Nessa situação difícil, a Petrobrás busca na China uma parceria para a Premium II. A empresa Sinopec vem se destacando nas negociações para uma parceria na Premium I, no Maranhão, pode também ser sócia na Premium II.

publicada em 15 de outubro de 2013 às 12:13 




