SUL COREANOS E FINLANDESES VÃO TROCAR TECNOLOGIAS PARA DESCARTE DE RESÍDUOS RADIOATIVOS
A Agência de Resíduos Radioativos da Coréia (KORAD) assinou um Memorando de Entendimento com a empresa finlandesa de gerenciamento de resíduos Posiva para trocar tecnologia e know-how relacionado ao descarte de resíduos radioativos de alto nível. O memorando foi assinado em Helsinque pelo CEO da KORAD, Sung-soo Cha, pela presidente da Posiva, Janna Mokka e pela diretora administrativa da Posiva Solutions Mika Pohjonen. O KORAD é uma organização quase governamental que foi criada em janeiro de 2009 como agência nacional da Coréia do Sul para gerenciamento de resíduos radioativos. É responsável pelo transporte, armazenamento, tratamento e disposição de resíduos, bem como pela seleção do local, construção, operação e gerenciamento pós-fechamento da instalação de gerenciamento de resíduos.
Por meio do acordo, a KORAD e a Posiva compartilharão informações e experiências sobre a disposição de resíduos de alto nível, além de realizar reuniões conjuntas de especialistas e pesquisas sobre o assunto. Em 2002, a Posiva selecionou Eurajoki, perto da usina nuclear de Olkiluoto, no oeste da Finlândia, como o local de uma usina e repositório de encapsulamento de alto nível de resíduos. O governo concedeu uma licença de construção para o projeto em novembro de 2015 e as obras no repositório começaram um ano depois. A operação do repositório deve começar em 2023.
Sung-soo Cha disse que “Garantiremos a capacidade de gerenciar com segurança resíduos de alto nível cedo, fortalecendo as trocas de tecnologia e a cooperação com os líderes em gerenciamento de resíduos”. Em dezembro de 2018, a KORAD assinou um acordo de cooperação com o Operador Nacional da Rússia para Gerenciamento de Resíduos Radioativos. Isso proporciona o intercâmbio de informações científicas e técnicas, os resultados de pesquisa e desenvolvimento, bem como os aspectos legais, sociais e éticos da disposição final de resíduos radioativos.
Em agosto deste ano, o KORAD assinou acordos com os Laboratórios Nucleares Canadenses e a Organização de Gerenciamento de Resíduos Nucleares do Canadá para cooperar no descomissionamento de instalações nucleares e gerenciamento de resíduos radioativos e concordou em estender sua cooperação e acordos práticos existentes com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Deixe seu comentário