Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

TAG ANUNCIA 35 NOVOS CONTRATOS PARA TRANSPORTE DE GÁS NATURAL QUE ENTRARAM EM VIGOR NO INÍCIO DE 2024

TAG, Ovidio QuintanaA Transportadora Associada de Gás (TAG) concluiu o seu processo simplificado de oferta de capacidade com a assinatura de 35 novos contratos, que tiveram início de vigência a partir de 1º de janeiro. Ao todo, 18 agentes de 14 grupos econômicos contrataram capacidade de entrada de 4,3 milhões de m³/dia e outros 4,7 milhões de m³/dia de capacidade de saída. Foram ofertados contratos de prestação de serviço de transporte de gás no regime de entrada e saída, em base firme, com duração de 12 meses para o horizonte de 2024-2028. As janelas para a contratação de serviço diário, mensal e trimestral para 2024 também já foram disponibilizadas.

A contratação do serviço de transporte para os anos de 2025 a 2028 foi realizada por duas empresas distintas, Copergás e PetroReconcavo), totalizando 610 mil m³/dia entre 2025 e 2026, sendo 350 mil m³/dia de capacidade de entrada e 260 mil m³/dia de capacidade de saída. Entre 2027 e 2028, foram contratados 600 mil m³/dia, sendo 350 mil m³/dia de capacidade de entrada e 250 mil m³/dia de capacidade de saída.

Para o serviço anual 2024, foram assinados contratos com novos entrantes como a Companhia Pernambucana de Gás – COPERGÁS e a Companhia Potiguar de Gás – POTIGÁS, e com carregadores que já utilizavam a malha em 2022, como a Galp, Equinor, PetroReconcavo, 3R, Bahiagás, Cegás, Shell, Acelen , Sergas, ESGÁS, Petrobrás e Origem.

O processo simplificado para a oferta de capacidade reflete os aprimoramentos decorrentes da Nova Lei do Gás e da alteração da Resolução ANP 11/2016, permitindo a contratação em um horizonte de cinco anos. Pelas novas regras, não há necessidade da realização dos procedimentos de Chamada Pública para oferta da capacidade existente, o que confere mais agilidade e facilidade ao processo.

Neste processo de oferta foi proposto pela TAG e aprovado pela ANP o início da aplicação dos efeitos do mecanismo de conta regulatória, com a devolução ao mercado dos valores referentes às penalidades, excedentes e multiplicadores, sempre dois anos após a sua apuração. Isso permitiu a redução da tarifa média de referência para 2024 em cerca de 10% em relação às tarifas praticadas atualmente.

A abertura de mercado vem acontecendo de maneira consistente, seja pela evolução da regulação, seja pelo interesse e participação dos agentes, desde a primeira oferta de contratos de entrada e saída pela TAG em dezembro de 2021. E isso pode alavancar um ciclo virtuoso, na medida em que os custos da infraestrutura são repartidos por um volume cada vez maior de transações, bem como de compradores e vendedores que desejam movimentar o gás em nossa rede, além de trazer maior competição no preço da molécula ofertada pelas diversas fontes de suprimento”, disse o diretor Comercial e Regulatório da TAG, Ovidio Quintana.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários