TAG E PLATTS ANUNCIAM PUBLICAÇÃO DIÁRIA DE PREÇOS DE GÁS PARA FORMAÇÃO DE ÍNDICE NO MERCADO BRASILEIRO
A transportadora TAG está aproveitando a realização da feira Rio Pipeline & Logistics 2025 para anunciar novos movimentos no mercado de gás natural. No início desta semana, conforme noticiamos, a TAG já havia feito a apresentação do MAGO – nova ferramenta de monitoramento automatizado de gestão operacional, que será efetivamente lançada até dezembro. Nesta quinta-feira (12), o CEO da transportadora, Tomaz Guadagnin, revelou outra novidade: a Platts (do grupo S&P Global) fará a divulgação diária dos preços de gás natural adquirido pela TAG para balanceamento da malha de gasodutos. “Temos muito orgulho dessa iniciativa, que contribui para tornar as transações, os fluxos e os volumes cada vez mais transparentes para o mercado”, afirmou Guadagnin durante debate na Rio Pipeline. Em suma, a Platts vai publicar, em seu próprio sistema de informações, as informações geradas Plataforma de Balanceamento da TAG.
Após a apresentação, o Diretor Comercial e Regulatório da TAG, Ovidio Quintana, e a Head Global de Engajamento de Mercado da S&P Global, Paula Bianco do Carmo, conversaram com jornalistas para explicar mais detalhes da novidade. “Isso contribui para a formação de uma referência de índice de preço no Brasil. Esse movimento deve atrair novos agentes a compartilharem suas informações na Platts, fortalecendo assim o conceito de índice, que já é maduro em outros mercados”, afirmou Quintana. “Acreditamos que essa publicação diária de preços pela TAG, através da Platts, é pioneira no Brasil e visa contribuir para o mercado. Quanto mais transparência nas transações spot, maior o número de participantes e mais liquidez”, completou Paula.
Quais são as informações que passarão a ser divulgadas diariamente ao mercado?
Ovidio – São duas categorias principais de informações: sobre a aquisição do Gás de Uso do Sistema (GUS), que é o combustível utilizado para movimentar o gás pelo país, e sobre as operações de balanceamento da rede.
Para a aquisição do GUS, realizamos cerca de três leilões por semana, totalizando aproximadamente 80 operações neste ano, adquirindo entre 200 e 250 mil metros cúbicos de gás por dia. Já nas operações de balanceamento, compramos ou vendemos gás para manter o equilíbrio do sistema, seja por necessidade de suprimento ou por excesso de gás.
O resultado dessas operações diárias, incluindo aquisição de GUS e balanceamento, será divulgado diariamente pela Platts.
Qual será o impacto no mercado a partir da divulgação diária dessas operações?
Ovidio – Isso contribui para a formação de uma referência de índice de preço no Brasil. Esse movimento deve atrair novos agentes a compartilharem suas informações na Platts, fortalecendo assim o conceito de índice, que já é maduro em outros mercados.
Quando e como as informações serão disponibilizadas na Platts?
Ovidio – A divulgação ocorrerá ao final do dia, após o fechamento das operações. Os participantes cadastrados na Plataforma de Balanceamento da TAG fazem seus lances, e o objetivo da TAG é dar transparência de informações ao mercado.
A partir de quando essas informações de preço estarão efetivamente disponíveis?
Paula – A expectativa é que a publicação dos preços comece a ser disponibilizada pela Platts a partir de amanhã (12) ou segunda-feira (15). Essa divulgação diária será feita na publicação Platts Gas Daily, que segue o horário de Houston, onde está sediado o time de gás natural das Américas da Platts. Isso representa um avanço significativo para o desenvolvimento do mercado de gás natural no país.
Com mais de 100 anos de experiência na cobertura de precificação de commodities, a Platts vê esta iniciativa como uma grande oportunidade para fortalecer a transparência dos preços de gás natural no Brasil.
Acreditamos que essa publicação diária de preços pela TAG, através da Platts, é pioneira no Brasil e visa contribuir para o mercado. Quanto mais transparência nas transações spot, maior o número de participantes e mais liquidez
O que essa novidade representa para a abertura do mercado de gás natural?
Ovidio – A revelação de preço, de forma agregada e garantindo a confidencialidade dos agentes, é uma semente para o dinamismo do mercado. É algo que precisa ser celebrado. A divulgação pela Platts amplia a transparência e a visibilidade dessas informações, atraindo mais contribuições de outros agentes.
Há uma projeção de quanto será a redução de custos com essa nova dinâmica?
Ovidio – Não existe projeção fixa porque depende da competição. Como operadores prudentes, realizamos leilões anuais para garantir o fornecimento contínuo de gás natural para nossas operações. No entanto, esses bids anuais não geram uma obrigação de compra. Por isso, no dia a dia, nós vamos ao mercado em busca de outras opções com preços menores.
Neste ano, nas 80 operações realizadas este ano para a aquisição de GUS, conseguimos reduzir o custo do combustível em cerca de 22%, com preço médio anual de US$ 6,17. Isso mostra a importância de fomentar oferta e demanda, criando concorrência saudável e mais eficiência de preços.

publicada em 11 de setembro de 2025 às 15:00 






