TANESSEE VALEY E A KAIROS POWER SE UNEM PARA LANÇAR PEQUENOS REATORES NUCLEARES
A Tennessee Valley Authority (TVA) deve fornecer suporte de engenharia, operações e licenciamento para ajudar a empresa Kairos Power a implantar seu reator de demonstração de baixa potência Hermes no East Tennessee Technology Park (ETTP), em Oak Ridge, Tennessee, depois de um acordo de colaboração anunciado entre os duas companhias. O presidente e diretor executivo da TVA, Jeff Lyash, disse que a parceria com a Kairos Power permitiria à autoridade compartilhar seus insights de segurança e inovação para o avanço da tecnologia nuclear, enquanto ganha experiência com licenciamento para reatores avançados: “A energia nuclear é a chave para abastecer nossa economia com eletricidade confiável, acessível e limpa, e é crítica para nossa segurança nacional.”
O Hermes é uma versão de demonstração do KP-FHR da Kairos Power, da Califórnia. É um reator de alta temperatura refrigerado a sal de fluoreto de 140 MWe usando pedras de combustível TRISO com um refrigerante de sal de fluoreto de baixa pressão. Ele foi selecionado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) para receber US $ 629 milhões em financiamento de redução de risco compartilhado ao longo de sete anos (parte do DOE US$ 303 milhões), no âmbito do Programa de Demonstração de Reator Avançado. O CEO da Kairos Power, Mike Laufer( foto a direita), disse que a empresa espera colaborar e aproveitar o conhecimento e experiência da TVA: “A Kairos Power e a TVA compartilham o compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas e buscar inovação por meio de energia nuclear avançada que forneça energia limpa e confiável para o futuro.”
A Kairos Power anunciou no ano passado seu plano de implantar um reator de teste no ETTP, no local da antiga planta de difusão gasosa K-33. Seu objetivo é que o Hermes demonstre a capacidade de entregar um reator avançado aos custos necessários para tornar a energia nuclear a fonte de energia despachável mais acessível nos Estados Unidos, disse a empresa. A TVA gera mais de 40% de sua eletricidade a partir de suas fábricas Browns Ferry, Sequoyah e Watts Bar. Ela tem uma licença inicial da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos para a construção potencial de um ou mais pequenos reatores modulares em Clinch River, perto de Oak Ridge, e está avaliando os impactos ambientais associados à implantação de um reator ou reatores naquele local.
Deixe seu comentário