faixa - nao remover

TARIFAS SOBRE O URÂNIO A SEREM IMPOSTAS PELOS ESTADOS UNIDOS PODEM PROVOCAR FECHAMENTO DE USINAS NO PAÍS

dsssO CEO  da Kazatomprom,  Galymzhan Pirmatov, disse  que está preocupado que mais reatores dos Estados Unidos  seriam forçados a fechar se a administração Trump fosse introduzir tarifas e forçar utilitários para comprar pelo menos um quarto de seu urânio de mineiros nacionais. O Departamento de Comércio americano (DOC) apresentou à Casa Branca em abril os resultados de uma investigação sobre os efeitos das importações de urânio na segurança nacional dos Estados Unidos. O presidente americano tem até a metade do mês de julho para decidir se deve atuar nas conclusões e recomendações do DOC, que ainda não foram divulgadas publicamente.

Galymzhan Pirmatov  disse que “As concessionárias norte-americanas que operam usinas nucleares já enfrentam desafios para competir com o gás natural barato. Alguns estão fechando prematuramente, antes do final de sua licença. Com tarifas e cotas, você está adicionando mais custos a uma situação já difícil”. Onze dos reatores nucleares dos Estados Unidos devem fechar entre setembro e 2025. Este cronograma, no entanto,   pode ser acelerado se a Casa Branca impuser medidas duras sobre as importações de urânio, acrescentou: “Continuamos a acreditar nos fundamentos de longo prazo do urânio. Um resultado difícil pode atrasar ainda mais a normalização da oferta, demanda e preço”, disse Pirmatov

Ele rejeitou as sugestões de que o Kazatomprom desfrutou de  um apoio extraordinário do Estado por meio de medidas como subsídios ao consumidor. A soberana do Cazaquistão, Samruk-Kazyna, continua a ser a maior acionista da empresa com uma participação de 85%. Pirmatov disse que “ Nós não somos subsidiados pelo Estado. Nós nunca fomos. Somos uma organização comercial. Acabamos de concluir nosso IPO e muitos fundos americanos são nossos acionistas. Não acho que eles teriam desejado para investir em alguém que é subsidiado pelo estado “.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of