faixa - nao remover

TCU APONTA PREJUÍZO DE R$2,6 BILHÕES EM OBRAS DE ENERGIA NA REGIÃO NORTE

transmissaoO Tribunal de Contas da União (TCU) identificou um prejuízo de R$2,6 bilhões decorrente do atraso de obras do setor de energia na região Norte do País. O montante corresponde, principalmente, ao adiamento da operação de ligação do sistema Acre-Rondônia ao Sistema Interligado Nacional e do gasoduto Urucu-Coari-Manaus. O órgão também aponta disparidades em contratos e falta de ações de melhoria do sistema elétrico na região.

Segundo relatório do TCU, as obras em questão são ações de políticas setoriais voltadas para os sistemas isolados que, em tese, deveriam, tanto no curto quanto no longo prazo, contribuir para a diminuição da CCC (conta de consumo de combustíveis fósseis).

Apesar da parcial integração, o TCU ainda aponta a precariedade do sistema de transmissão na região, fazendo com que as termelétricas que deveriam operar apenas se acionadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), continuassem com sua operação à plena carga.

O outro exemplo, segundo o TCU, é o descasamento entre a disponibilização do gás natural e a conversão das usinas de óleo diesel e óleo combustível para esse tipo de combustível. Apesar de o gasoduto Urucu-Coari-Manaus ter sido entregue em 2009, e os ramais termelétricos associados em dezembro de 2010, apenas parte das usinas em Manaus, da Amazonas Energia, foram convertidas, sendo que a totalidade é esperada para 2014.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of