TEBIG TEM LICENÇA NEGADA E DIRECIONA ATENÇÕES PARA O TERMINAL DE PONTA NEGRA
O Terminal da Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis, conhecido como Tebig, pode ser futuramente desativado. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) negou a licença ambiental pedida pela Transpetro para ampliação do terminal.
O objetivo da subsidiária da Petrobrás era fazer do Tebig o terminal para escoamento de boa parte da produção do pré-sal. Como alternativa, as atenções agora vão para o projeto da DTA Engenharia, que estuda levantar o Terminal de Ponta Negra, em Jaconé. Ele já é chamado de “terminal do pré-sal”. Quase 50% de sua capacidade será voltada para receber granéis líquidos, utilizados pela Petrobrás.
Este ano, o projeto passa por licenciamentos e atração de recursos. As obras levarão 30 meses e um centro de formação de mão de obra será formado em Saquarema, ao lado da cidade que sofrerá os impactos da construção.
De acordo com Julio Bueno (foto), secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, a área possui poucos entraves ambientais, por não se tratar de uma área com mata nativa. Para ele, a licença não vai tardar a sair e abrirá caminho para a redução de uso do Tebig. Ele é o terminal mais usado pela Petrobrás no estado, em Angra dos Reis. Caso fosse desativado, Angra teria perdas multimilionárias. “Mas é a chance de retirar a atividade de petróleo de um paraíso como o de Ilha Grande”, afirma Bueno.
O Secretario ambiente, Carlos Minc, se pronunciou sobre as decisões para o Tebig. “Se concedêssemos esta licença para a expansão do Tebig, seja em nome de quantos empregos fossem, estaríamos sendo acusados de crime ambiental, por não preservar uma região como essa, além das atividades que já existem lá”, disse.
Segundo o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, o Terminal de Ponta Negra será mais que privilegiado. Ele possui quase 50% de confrontação com o campo de Lula, marco da produção do pré-sal. Os investimentos chegam a R$ 5 bilhões até 2015 com previsão de gerar 12 mil empregos diretos e indiretos na construção total e 9 mil assim que entrar em operação.
Causa-me muita estranheza neste depoimento do Secretário Júlio Bueno, pois sabemos que o Departamento de Recursos Minerais – DRM-RJ é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS, e este Departamento é responsável pelo GEOPARQUE projeto enviado a UNESCO devido sua importância para fazer daquela região (O costão de Ponta Negra e os Beachrocks, principalmente) como PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE!!!
Será que foi sugerido por sua insignificância ambiental???
Ë ESTRANHO este depoimento do Secretário Júlio Bueno, pois sabemos que o Departamento de Recursos Minerais – DRM-RJ é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS, e este Departamento é responsável pelo GEOPARQUE projeto enviado a UNESCO devido sua importância para fazer daquela região como PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE!!! Será que foi sugerido por sua insignificância ambiental???
O secr. de desenvolvimento fala em retirar o Tebig de um paraíso, e implantar o TPN em outro paraíso não seria um crime ambiental? A desativação do Tebig além de esvasiar financeiramente o município de Angra dos Reis, provocaria uma migração de mão-de-obra para o TPN. As cidades afetadas, Marcá e Saquarema suportariam essa migração? O secr. de desenvolvimento fala ainda: “a área possui poucos entraves ambientais, por não se tratar de uma área com mata nativa…”. Então para o secretário “entraves ambientais” é só quando tem mata nativa? E os beachrocks, o costao rochoso que fazem parte do geoparque… Read more »
No meio de tanta água vinda da “cachoeira” vá saber se é só pra beneficiar o Pezão. Engraçado que um relatório elaborado por “técnicos” (???) fala que “teriam” que transitar navios com capacidade de até 350 mil toneladas de petróleo, ora, hoje já operam navios de até 380 mil toneladas no terminal e no passado já operaram navios de até 500 mil toneladas, disseram ainda no relatório, que alguns navios teriam calado de até 22 metros o que afetaria áreas coral, hoje já transitam navios de até 23 metros de calado e no passado já transitaram navios de até 35… Read more »
Tem uma parte desse empreendimento que não está à tona…o que seria?
Em plena era de arranque das energias alternativas nos vemos diante dessa catástrofe ambiental!…e os benefícios?…serão nos bolsos de quem?…aahhhhh,os famosos benefícios!…
O Brasil,como sempre na contra-mão!…os 95% dos corruptos fazxem os outros 5% pagarem por seus terríveis papéis!Acorda Brasil!…O |Tebig é nosso!SOS JACONÉ PORTO NÃO!…Nâo aos impactos ambientais,sociais e culturais…
A grande realidade é que tanto Julio Bueno quanto Minc e Felipe Peixoto estão atropelando os municípios de Angra dos Reis e Maricá sob a bandeira da ecopilantragem e literalmente, estão pilhando a nação e vendendo o Rio para o mega empresário X e garantindo os passeios parisienses.
O trio capitaneado pelo governador dos guardanapos quer garantir um apê em Paris para a confortável aposentadoria. E o povo o!