faixa - nao remover

TECNATOM ASSINA CONTRATO COM A ELETRONUCLEAR PARA FORNECER O SIMULADOR DE ANGRA 3

Imagem do WhatsApp de 2023-08-02 à(s) 12.12.48A Eletronuclear deu mais um passo para a implementação de Angra 3. A empresa escolheu recentemente a espanhola Tecnatom como a fornecedora do simulador da sala de controle da usina. O simulador será usado para formar, qualificar e licenciar os futuros profissionais que vão operar a planta. Ainda que Angra 3 seja uma “irmã gêmea” de Angra 2, a nova usina nuclear brasileira precisará de um simulador próprio. Isso porque os sistemas da sala de controle da planta serão totalmente digitais, diferentemente dos de Angra 2.

A usina Angra 3 terá potência de 1.405 megawatts (MW), sendo capaz de gerar cerca de 12 milhões de megawatts-hora (MWh) anuais. A obra foi retomada em maio deste ano, após embargo da prefeitura de Angra dos Reis. O empreendimento está 65% concluído. A usina vai operar com alto grau de confiabilidade e ajudar a garantir segurança de abastecimento para o sistema elétrico brasileiro, sendo capaz de gerar energia para até 4,5 milhões de pessoas. A expectativa é que Angra 3 inicie sua operação comercial em junho de 2029.

Projeção de como ficará a Central Nuclear de Angra dos Reis após a conclusão de Angra 3

Projeção de como ficará a Central Nuclear de Angra dos Reis após a conclusão de Angra 3

Recentemente, membros da Eletronuclear visitaram a usina nuclear Atucha II, na Argentina, para conhecer o simulador da sala de controle da unidade – que foi desenvolvido pela Tecnatom e é similar ao previsto para Angra 3.

O intercâmbio nos possibilitou ver de perto o simulador da usina argentina, que foi desenvolvido pela Tecnatom, empresa que venceu o processo licitatório para fornecer também a réplica da sala de controle de Angra 3”, comentou o superintendente de Angra 3, Luciano Calixto. “A sala de controle de Atucha II tem 30% de interface digital, enquanto a de Angra 3 será totalmente controlada por telas. Por isso, a viagem foi, sem dúvida, um momento de muito aprendizado, que nos permitiu ter acesso prévio a desafios e oportunidades que encontraremos mais tarde, quando nossa usina ficar pronta”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of