Naturgy
faixa - nao remover

TECNHIPFMC ANUNCIA CONTRATO ACIMA DE US$ 1 BILHÃO PARA DESENVOLVIMENTO SUBMARINO DO CAMPO DE GATO DO MATO

Jonathan LandesA TechnipFMC anunciou um novo negócio no Brasil, na esteira do anúncio da decisão de investimento da Shell no bloco de Gato do Mato, na Bacia de Santos. A empresa franco-americana recebeu um grande contrato integrado de Engenharia, Suprimentos, Construção e Instalação (iEPCI) para o desenvolvimento submarino de Gato do Mato, localizado na costa do Rio de Janeiro, em profundidades entre 1.750 e 2.050 metros. O valor exato do negócio não foi divulgado, mas a TechnipFMC disse que o contrato passa de US$ 1 bilhão.

Em um comunicado ao mercado, a TechnipFMC explicou que, além da execução integrada, o projeto utilizará os sistemas de produção submarina configure-to-order (CTO) Subsea 2.0. A companhia afirma que a combinação dessas soluções permitirá uma gestão de projeto mais eficiente por meio de uma única interface, acelerando o tempo até a primeira produção de óleo.

Ao longo de nossa parceria de 30 anos com a Shell, construímos um histórico sólido de entregas bem-sucedidas. Nosso sucesso na integração e industrialização de soluções inovadoras nos dá total confiança para fornecer a previsibilidade de cronograma que a Shell exige para este projeto de destaque no Brasil”, comentou o presidente da unidade de Subsea da TechnipFMC, Jonathan Landes.

Gato do Mato é uma descoberta de gás-condensado no pré-sal que abrange dois blocos contíguos: BM-S-54, um contrato de concessão assinado em 2005, e Sul de Gato do Mato, um contrato de partilha de produção (PSC) obtido em 2017. O consórcio responsável pelo projeto é formado pela Shell (operadora, com 50% de participação), Ecopetrol (30%), TotalEnergies (20%) e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que atua como gestora do contrato de partilha de produção.

A decisão final de investimento (FID) para o desenvolvimento em águas profundas foi anunciada na última semana. O projeto prevê a instalação de um navio-plataforma (FPSO), com capacidade para produzir até 120 mil barris de petróleo por dia, e está programado para entrar em operação em 2029.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of