TECNOLOGIA DA HONEYWELL TRANSFORMARÁ O COMPLEXO DE REFINO DA EXXON NO TEXAS PARA CAPTURAR MILHÕES DE TONELADAS DE CARBONO
A Honeywell anuncia parceria com a ExxonMobil nos Estados Unidos, que adotará o Sistema de Fracionamento de CO2 e Purificação de Hidrogênio, tecnologia da Honeywell voltada para a captura de carbono. A instalação será feita no complexo integrado em Baytown, no Texas. A solução permitirá que a ExxonMobil capture cerca de 7 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, o equivalente às emissões de 1,5 milhão de automóveis durante o mesmo período. A tecnologia de captura de carbono da Honeywell UOP fará parte do projeto de instalação de produção de hidrogênio de baixo carbono da ExxonMobil e permitirá a captura de mais de 98% das emissões de CO2 associadas.
O complexo de Baytown da ExxonMobil passará a produzir hidrogênio, amônia, e contará com o sistema de captura de CO2, desta forma, a instalação será responsável por gerar cerca de um bilhão de pés cúbicos de hidrogênio por dia, tornando-se o maior produtor de hidrogênio de baixo carbono do mundo, com início previsto para 2027-2028. O complexo integrado de Baytown da ExxonMobil detém a maior planta de olefinas dos Estados Unidos, tendo aproximadamente 13 quilômetros quadrados ao longo do Canal de Navegação de Houston.
Dan Ammann, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions, explicou que “O investimento da ExxonMobil em tecnologia de captura de carbono demonstra nosso compromisso em apoiar os clientes em seus esforços de descarbonização e em reduzir as emissões em nossas próprias operações. A escala deste projeto deve permitir até 30% das emissões de Escopo 1 e 2 em nossa instalação de Baytown, mudando de gás natural como fonte de combustível para hidrogênio de baixo carbono”.
Para Barry Glickman, vice-presidente e gerente geral de Soluções de Tecnologia Sustentável da Honeywell, “O uso da tecnologia da Honeywell permite que a ExxonMobil reduza as emissões de CO2 em grande escala. Nossa tecnologia de captura de carbono permite reduções significativas de emissões e pode desempenhar um papel importante na transição energética”. Com mais de 50 anos de experiência em processamento de gás, a Honeywell tem ampla experiência com tecnologias comprovadas de captura de carbono e processamento do hidrogênio. As novas soluções avançadas de captura de CO2 da Honeywell, por meio solventes de última geração, permitem que o CO2 seja capturado, transportado e armazenado a um custo baixo e com maior eficiência, permitindo equipamentos menores e despesas operacionais mais baixas em comparação com as tecnologias existentes. Atualmente, 15 milhões de toneladas por ano de CO2 são capturadas e destinadas a diversas aplicações por meio das Soluções de captura de CO2 da Honeywell. As instalações de sistemas de captura de CO2 atualmente instalados com a tecnologia Honeywell têm capacidade para capturar aproximadamente 40 milhões de toneladas de CO2 por ano.
Deixe seu comentário