TECNOLOGIA DESENVOLVIDA NOS EUA CONSEGUE FILTRAR ÁGUA APÓS VAZAMENTO DE PETRÓLEO
Uma nova tecnologia desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Ohio State University, nos Estados Unidos, promete revolucionar o combate a desastres ecológicos com vazamento de petróleo no mar, rios e lagos. Os cientistas criaram uma espécie de malha de aço inoxidável coberta com nano-partículas de sílica que consegue repelir petróleo quando adicionado a água.
Para demonstrar a atuação deste equipamento, a equipe da universidade americana fez um vídeo de apresentação, no qual um pesquisador mistura água com petróleo e deita o líquido sobre a malha, colocada sobre um copo. Ao passar pela rede com sílica, o óleo fica à superfície e a água sai limpa, ficando os dois líquidos isolados.
A inspiração para o desenvolvimento desta malha foi a flor de lótus, segundo Bharat Bhushan (foto), professor de engenharia mecânica na universidade norte-americana e um dos membros da equipe. O acadêmico afirmou que as folhas de lótus repelem a água mas não líquidos oleosos, devido à microarquitetura irregular que caracteriza as suas folhas.
Baseado na maneira que as folha de lótus agem, os cientistas buscaram fazer o contrário. Para isso, experimentaram pulverizar a rede de aço inoxidável com nano-partículas de sílica, para criar uma superfície irregular, e colocaram por cima camadas de micropartículas embebidas em surfactante, substância utilizada nos detergentes. O resultado foi que a água e o óleo ficaram separados quando passados pela malha.
Bhushan destacou que os materiais não são tóxicos e poucos dispendiosos. O professor acredita que a malha desenvolvida pela sua equipe, ainda em um tamanho reduzido, pode vir a custar menos de um dólar por metro quadrado.
Deixe seu comentário