TECNOLOGIA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NA PERFURAÇÃO NO PRÉ-SAL É PREMIADA PELA ANP | Petronotícias




faixa - nao remover

TECNOLOGIA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NA PERFURAÇÃO NO PRÉ-SAL É PREMIADA PELA ANP

Premio_ANP_2017_Carlos_TadeuA Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou nesta quinta (31) a entrega do Prêmio de Inovação Tecnológica  para diversas empresas e instituições de pesquisa. Um dos projetos vencedores foi a Otimização do Processo de Perfuração no Pré-sal, desenvolvido pela Schlumberger para a Petrobrás. O objetivo da iniciativa foi a redução do custo de construção de poços offshore na bacia de Santos. Segundo detalhou a ANP, “a principal tecnologia que permitiu o desenvolvimento desse projeto foi o desenvolvimento do cortador de diamante cônico (CDE, sigla em inglês), que é uma nova tecnologia de cortador que possui maior resistência ao impacto e abrasão quando comparado aos cortadores PDC tradicionais”.

Na categoria de tecnologia desenvolvida no Brasil por instituição credenciada pela agência em colaboração com empresa petrolífera, o projeto selecionado foi o Doris. A tecnologia é um Sistema Robótico Móvel para Inspeção Remota de Instalações Offshore. Ele foi desenvolvido pelo Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com financiamento da Petrobrás e Statoil.

A outra instituição de pesquisa premiada foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que desenvolveu junto com a empresa Trisolutions e com recursos da Petrobrás, o projeto “Plataforma de Gerenciamento de Ativos (PGA)”. O produto possibilita o monitoramento histórico e em tempo real da eficiência e da condição dos ativos de um processo industrial.

A agência também concedeu o Prêmio de Personalidade Inovação para o engenheiro civil Carlos Tadeu da Costa Fraga. (foto) Ele é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi escolhido por sua contribuição à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no setor energético brasileiro. Atualmente, ele ocupa o posto de vice-presidente de Projetos, Inovação e Desenvolvimento de Negócios da Empresa Granenergia.

A ANP também fez uma homenagem póstuma ao engenheiro metalúrgico e mestre em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais Telmo Roberto Strohaecker, que coordenou o Laboratório de Metalurgia Física da UFRGS.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas ChagasTecnologia Para Redução De Custos Na Perfuração No Pré-Sal É Premiada Pela ANP – MercadoMaritimo.com.br Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Fonte: PetroNotícias. […]

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Enquanto os técnicos do CENPES e os outros da Petrobras e associadas inovam a cada dia, barateando os custos de perfuração, via diminuição efetiva do tempo de perfuração de cada poço, que contribui, substancialmente, pelos mui menores Capex’s dos projetos, a equipe pullenparentesca incluindo-o, corta as verbas de pesquisa, vende preciosos ativos tipo Carcará e deixará de exercer a preferência em projetos sem risco, tipo Carcará Norte, a ser ofertado em leilão pela ANP. Esta praga de gestores precisa ter mandatos findos sob risco de acabar com a Petrobras, tal qual o governo federal que quer privatizar a Eletrobrás., tornando… Read more »